Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

90% dos conflitos no Procon são resolvidos com conciliação

Hoje a maior parte das reclamações se refere aos serviços de telefonia fixa

Irati – O órgão de defesa do consumidor, o Procon, está instalado em Irati há 13 anos e já resolveu ao longo da sua história muitos conflitos. Hoje, o Procon/Irati tem apenas dois funcionários, mas tem conseguido aliar a educação para o consumo com a solução de conflitos.
Segundo o coordenador do Procon Irati, Ronaldo Evangelista, o principal trabalho do órgão dentro do município é a conciliação. “Nós temos em torno de 90% dos conflitos resolvidos com acordos entre o consumidor e a empresa ou prestador de serviços. Como estamos aqui há 13 anos, milhares de pessoas já foram atendidas por nós e tiveram suas demandas resolvidas através de uma conciliação”, explica Evangelista.

A conciliação proporciona vantagens ao consumidor que não precisa procurar o Judiciário, evitando a demora na solução de processos. Também, dependendo do tipo de problema, é necessário acionar a Justiça comum que tem custos elevados e necessita da contratação de um advogado. “Por isso que se dá a importância desse trabalho de conciliação. Lembrando que ele é proporcionado pelo município gratuitamente”, acrescenta o coordenador.
Na maioria dos casos a solução vem rapidamente, levando em média 15 dias, em situações mais complexas no máximo 30 dias. “Mas, alguns impasses consegui-mos resolver já no momento em que a pessoa nos procura. Destes 90% que nós temos de conciliação, mais da metade é resolvido em pouco tempo, então temos essa eficiência e esse resultado”, frisa Evangelista.
O atendimento é a nossa principal atividade do Procon de Irati, mas no local onde está instalada a estrutura do órgão também são marcadas audiências onde o coordenador faz a mediação entre as duas partes (o consumidor e a empresa ou prestador de serviços). Além disso, são desenvolvidos trabalhos de orientação com a distribuição de material educativo, e também quando há alteração na legislação de interesse do consumidor o Procon repassa aos órgãos competentes como a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Irati (Aciai).
Devido à falta de estrutura e de pessoal, o trabalho de orientação e educação para o consumo fica um tanto comprometido. Evangelista conta que em algumas ocasiões são ministradas palestras em escolas de Ensino Fundamental, porém, é necessário fechar a sala de atendimento ao público para que ele e mais uma funcionária possam repassar as orientações. “A verdadeira paixão nossa é fazer esse trabalho de orientação para o consumo e fica difícil pela falta de pessoal. Mas, sempre tentamos fazer este trabalho também através da imprensa”, completa o coordenador.
Reclamações
De acordo com Evangelista nos últimos anos os consumidores estão mais atentos aos seus direitos e buscando cada vez mais o Procon para a resolução de conflitos. Dentre todas as reclamações feitas as que se destacam dizem respeito à telefonia fixa. “A telefonia fixa continua sendo a campeã de reclamações, notamos uma diminuição nos reclames em relação à telefonia móvel. Os casos que nos são repassados envolvem desde o atendimento até tarifas, passando também por cobrança indevida de valores de planos, seguro, provedor e cobrança de terceiros na conta de telefone”, destaca o coordenador.
Além da telefonia são recorrentes no Procon problemas relacionados com assuntos financeiros (cartões de crédito, financiamentos e empréstimos); produtos com defeito (desde aparelhos telefônicos e eletrodomésticos até carros e caminhões) e prestação de serviços.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: