Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dedicação e trabalho em 80 anos

Rebouças - Nesta terça-feira (21) o município de Rebouças completou 80 anos de emancipação política. Para comemorar a data a Prefeitura Municipal preparou festividades como a Escolha da Garota Rebouças 2010; XX Festival Reboucense de Música Popular e Sertaneja; Festival de Dança; Baile do Município; Baile da Primavera; Missa em Ação de Graças; Desfile Comemorativo e Show de Aniversário e também uma Sessão Solene com entrega de títulos aos cidadãos que fazem parte da história do município.
Sem dúvidas foi graças a muito trabalho e a conquistas que Rebouças hoje pode comemorar os 80 anos de emancipação política. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) de 2007, o município possui uma população de 14053 habitantes e 75% da sua economia provêm da agricultura.

O atual prefeito do município, Luiz Everaldo Zak, está em seu terceiro mandato. Na atual administração, Zak renovou o pátio de máquinas da Prefeitura Municipal e adquiriu dois caminhões, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira. “Há a previsão da compra de mais equipamentos e de um caminhão até o final de 2010. Também há uma proposta em andamento para aquisição de uma escavadeira hidráulica e um rolo compressor”, afirma o prefeito.
Através do projeto “Vivendo Bem”, aproximadamente 150 mulheres e homens recebem uma bolsa do no valor de R$ 80 por mês, em troca trabalham uma vez por semana durante meio período fazendo a limpeza das ruas cidade.
Uma alternativa de geração de renda para a população foi a instalação de uma empresa de vestuário em 2009, a parceria entre os setores público e privado gera em torno de 80 empregos diretos. “Todas as peças produzidas durante o treinamento, são doadas para o Provopar Municipal que as distribui para as entidades do município e para as pessoas carentes. No ano passado, distribuímos em torno de 16 mil peças”, ressalta Zak.
Em 2010 o município também inaugurou uma unidade da Biblioteca Cidadã, um importante passo nos setores de cultura e educação. Também neste setor Rebouças comemora o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, que avalia a qualidade do ensino nas escolas municipais. O Ideb de Rebouças passou de 4,9 pontos para 5,5, superando a meta do MEC para 2009, e chegando próximo da meta projetada para 2013. O índice do município ficou acima da média estadual e da nacional.

Texto: Marina Lukavy

Nenhum comentário: