Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Limpeza e recuperação de rios aconteceram numa extensão de 41,8 km

Irati - A Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente está coordenando o trabalho de limpeza do Rio das Antas e seus afluentes que, nos últimos dias, foi realizado no Arroio dos Perreiras. Com o apoio de uma escavadeira hidráulica, o excesso de terra que causa assoreamento está sendo retirado. Materiais como pedras, sujeira e pneus, que prejudicam o curso normal da água, também estão recebendo destinação adequada – para evitar o retorno ao leito do rio, são transportados a outros lugares.

Segundo o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Irati, Luiz Carlos Ramos, este tipo de intervenção incluirá os principais pontos de assoreamento detectados ao longo dos 60 Km de rios e córregos que passam pelo quadro urbano do Município. Nestes locais, outra ação em andamento é o plantio de mudas de árvore para recomposição da mata ciliar. “Nas margens do Arroio dos Perreiras ocorreu o plantio de 30 árvores nativas”, comenta Luiz Carlos.
O trabalho no Arroio dos Perreiras é parte do projeto de proteção, recuperação e conservação do Rio das Antas e seus afluentes, lançado no mês de março. Segundo o Secretário de Meio Ambiente já houve a limpeza em 41,8 km do total de 60 km previstos no projeto, que é uma parceria entre o Município e a Sanepar. As ações incluíram: retirada de materiais estranhos do leito e das margens dos rios, redução de entulhos em propriedades ribeirinhas, desobstrução de bocas de lobo nas imediações dos rios e córregos, orientação para que os resíduos sólidos tenham destino correto e recuperação de nascentes através do plantio de árvores nativas.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Nenhum comentário: