Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Índices de mortalidade materna em Irati são preocupantes

Irati – No último sábado (18), foram desenvolvidas atividades em Irati do movimento “Levante-se e faça a sua parte pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O foco foi o objetivo de número 5: reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.
O movimento Levante-se é articulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em todos os continentes para mobilizar ações visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Segundo o articulador regional do Movimento, José Molinari Filho, dos oito objetivos, sete já foram cumpridos e o único que a meta não foi alcançada é em relação à saúde das gestantes.

“Aqui em Irati temos dados lamentáveis: dos 15 óbitos de gestantes ocorridos até este mês de setembro em todo o Paraná, cinco são da cidade de Irati. Então dos 399 municípios paranaenses, Irati responde por um terço das mortes de todo o estado”, destaca Molinari.
De acordo com informações do Movimento Nós Podemos Paraná, depois de apresentar cinco anos consecutivos de queda, a mortalidade materna no estado apresenta um forte aumento e interrompe a tendência de redução. Com uma diminuição de apenas 33%, entre 1990 e 2004, o Paraná está distante de reduzir em 3/4 a mortalidade materna e cumprir a meta. A proporção de mães adolescentes também é preocupante: a cada cinco bebês, um é gerado por uma mãe com até 19 anos de idade.
As causas são inúmeras, como a assistência médica inadequada, a falta de preparo das mães para se cuidar durante a gestação e a desnutrição. Melhorar a saúde materna ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A assistência médica inadequada durante a gravidez e o parto pode causar a morte do bebê e da mãe.

Promovendo a saúde materna
As atividades realizadas pelo Movimento Nós Podemos Irati foram no Parque Aquático e compreenderam uma sessão de ioga, orientações e distribuição de vários brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento, através de uma gincana e um bingo.
“O evento tem a intenção de promover a saúde das gestantes. Então nós prestamos orientações acerca da necessidade de fazer o pré-natal, dos cuidados que devem ter durante a gestação, e ressaltando que elas não estão prejudicando somente a saúde do bebê, mas elas são as mais prejudicadas quando não adotam certas precauções”, alerta o articulador.
A saúde das gestantes passa a ser o foco das ações desenvolvidas pelo Movimento em Irati, visto que o quadro da mortalidade materna é alarmante dentro do município. “A nossa intenção é conseguir parceiros e trazer pessoas interessadas em ajudar nesta causa, para estarmos melhorando este quadro que é negativo para a nossa cidade”, conclui Molinari.
A organização do evento agradece o apoio das empresas que colaboraram para a realização do mesmo: Romera, Sanepar, Nair, Econômica, O Boticário, Pernambucanas, Farmais, Calce Bem, Companhia dos Anjos, Papelaria Freitas, Fortefarma, Vivere, Eliane Cosméticos, Azul e Rosa, Mania de Mulher e Ivasko.

Texto: Marina Lukavy
Foto: Adriana Souza

Nenhum comentário: