Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mudança na preferencial confunde motoristas

Muitos condutores ainda desconhecem a mudança no cruzamento das ruas da Liberdade e XV de Novembro

Irati – Na semana passada, a Prefeitura Municipal de Irati implantou mais uma mudança no sistema viário do município. A mudança na preferencial do cruzamento das ruas da Liberdade e XV de Novembro ainda é desconhecida por boa parte da população. A sinalização horizontal e vertical feita pela Prefeitura, não engloba a placa que significa “Dê a preferência” e o resultado tem sido uma grande confusão no trânsito naquela via.

Antes da implantação da mudança, os motoristas que trafegavam pela Rua XV de Novembro tinham a preferência no cruzamento. A partir de agora quem circula na Rua da Liberdade terá a preferencial.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e diretor do Departamento de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich, explica que a Rua da Liberdade integra a chamada Linha Viva, para a qual o trânsito de veículos pesados será desviado. Outra questão que foi corrigida com a mudança é a parada obrigatória em locais onde há o cruzamento da linha férrea.
“A Linha Viva tem que ter uma continuidade de via arterial. Ela vai absorver todo o tráfego pesado, então ela não pode ser uma via local, a preferência tem que ser dela. Todo esse traçado da Linha Viva é preferencial, onde se evita os semáforos e dá preferência a ela”, afirma Ditrich.
A Rua da Liberdade também sofreu mudanças em relação ao estacionamento. No trecho compreendido entre a Rua XV de Novembro e Coronel Gracia está proibido estacionar veículos. “Proibiu-se o estacionamento nos dois lados da via para que o fluxo melhore. Estas mudanças dão continuidade a um trabalho que pretende desafogar o trânsito do centro da cidade”, observa o diretor.

É um caos!
Esta é a frase que se ouve no cruzamento das duas vias. O grande problema apontado pela população sobre a mudança é que ela não foi divulgada anteriormente em nenhum órgão da imprensa pela Prefeitura. Apenas foi realizada sinalização horizontal e vertical, com indicações de “PARE” tanto no asfalto quanto em placas. Nem uma placa sinalizando “Dê a preferência” foi instalada no local.
Para o responsável pelo setor de trânsito da Polícia Militar, sargento Junior, a mudança em si será benéfica, porém, faltou divulgação sobre a nova preferencial. “O problema que houve foi a falta de divulgação por parte da Prefeitura Municipal. A própria PM só ficou sabendo do fato no dia da mudança. Não houve nenhum acidente ainda, porque quem vinha da XV de Novembro parava pela sinalização na via, e quem trafegava pela Rua da Liberdade também parava pelo próprio costume. Acho que faltou uma comunicação entre a Prefeitura e os órgãos de imprensa para que fosse divulgado e a população já estivesse informada”, considera o sargento.
A comerciante Edna Busatto define a mudança como um verdadeiro caos, e conta que durante todo o dia é comum ouvir motoristas que ainda desconhecem o fato buzinando. “No dia da mudança os funcionários da Prefeitura chegaram aqui e começaram a pintar o asfalto e colocar as placas. Ninguém entendia o que estava acontecendo. Mesmo quando a PM veio até aqui para prestar auxílio os motoristas paravam, mas porque a polícia mandava. Quando eram questionados sobre o porquê da parada, eles não sabiam explicar”, relata Edna.

Texto e fotos: Marina Lukavy

Nenhum comentário: