Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais de cinco mil pessoas atendidas pelo Sesc Cidadão – Justiça no Bairro

O projeto ofereceu serviços variados à população de baixa renda

Centro Sul – Pela primeira vez o município de Irati recebeu o projeto Sesc Cidadão – Justiça no Bairro. O evento realizado no último sábado (27) no Parque Aquático, contou com a parceria das prefeituras de Irati e Inácio Martins. A Comarca de Irati foi escolhida pelo Poder Judiciário devido ao grande número de processos acumulados no Fórum. Mais de cinco mil pessoas passaram durante todo o dia pelos estandes.
A coordenadora regional do Sesc Cidadão, Patrícia Stunitz, explica que o projeto Sesc Cidadão – Justiça no Bairro é uma junção do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o Poder Judiciário. “O Sesc organiza todo o evento e promove uma feira de serviços, enquanto os processos são atendidos pelos voluntários do Judiciário”, acrescenta Patrícia.



A Comarca que abrange os municípios de Irati e Inácio Martins foi escolhida para sediar o evento depois que a desembargadora Joeci Machado Camargo, verificou que na área judicial havia uma grande demanda de processos acumulados no Fórum. “Esta demanda se refere principalmente a pessoas que não tem condições financeiras de pagar advogados, e assim ocorre um acúmulo de processos”, afirma a coordenadora.
A finalidade do projeto é possibilitar que pessoas de baixa renda tenham condições de em apenas um dia ter acesso a todos os serviços disponibilizados pelo Sesc em parceria com as prefeituras e entidades privadas ou não. “Todos os serviços são gratuitos e nós buscamos o maior número possível de parceiros para que esta pessoa possa ser beneficiada. São instituições de várias áreas como saúde, educação, cultura e lazer. Isso para que não fiquemos apenas na parte curativa, mas também informativa, educacional e proporcionar lazer para as crianças. Pois, muitas vezes, na área judicial o pai e a mãe estão se separando ou se divorciando e para a criança não ficar tensa nós disponibilizamos práticas recreativas e esportivas para proporcionar um clima mais leve”, ressalta Patrícia.
Finalizando o evento foi realizado o Casamento Comunitário no Ginásio Fortunato Colaço Vaz. Ao todo, 149 casais de Irati e 25 de Inácio Martins celebraram a união oficialmente.

Confira os serviços que foram oferecidos pelos parceiros do projeto:
Programa Justiça no Bairro - conversão de separação judicial em divórcio; divórcio direto; reconhecimento e dissolução estável; alimentos; revisional de alimentos; reconhecimento de paternidade e maternidade guarda e responsabilidade; suprimentos de idade para casar e regularização de visitas.
Instituto de Identificação - emissão da 1ª via da carteira de identidade.
Agência do Trabalhador - intermediação de mão de obra; confecção da Carteira de Trabalho; Seguro Desemprego; Banco Social e cadastro do trabalhador.
Banco do Brasil - confecção da 1ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informações sobre serviços bancários.
SENAC e Sindicato do Comércio Varejista de Irati - cortes de cabelo; aferição de pressão; teste de glicemia; orientação sobre saúde e segurança e atendimento às noivas que participaram do Casamento Comunitário.
INSS - orientação e informações sobre benefícios previdenciários e assistenciais.
Copel - disseminar o uso racional de energia elétrica, através da utilização dos equipamentos que compuseram um veículo contendo material didático voltado a eficiência energética.
Sanepar - informações sobre os serviços prestados; cadastramento no Programa Tarifa Social e informações sobre o uso racional da água potável e programa Se Ligue na Rede.
Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - orientação a respeito de averbação de reserva legal; licenciamento ambiental; áreas de preservação permanente; mata ciliar e autorização florestal.
Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciai) - consultas SCPC e orientação empresarial.
Sebrae - orientações e formalizações de empresas como empreendedor individual
Caixa Econômica Federal - consulta e abertura “Conta Caixa Fácil”; entrada Cartão Cidadão e informações sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Departamento de Psicologia da Unicentro - oficina de direitos humanos, com exibição de vídeos educativos; atividades lúdicas relacionadas a direitos e deveres do cidadão; prevenção à violência contra crianças e adolescentes; discussões e esclarecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Departamento de Pedagogia da Unicentro - divulgação do curso; recreação infantil; disseminação da língua brasileira de sinais (libras); atividades de leitura, escrita e desenho.
Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro - como prestador de serviço a comunidade nas áreas de voz, linguagem e audição, divulgou os diferentes tipos de atendimentos ofertados, em especial a prevenção e diagnóstico da deficiência auditiva nas diferentes faixas etárias.
Radio Najuá - divulgação do evento e dos serviços que oferecidos; explicação do canal da emissora (site) como parte de acesso da população para discutir assuntos da sociedade e pesquisa cultural do site.
Sociedade Emissora Vale do Mel FM - prestação de serviço ao público na área de comunicação e transmissão e cobertura do evento.
Secretaria Municipal do Bem Estar Social - informações e orientação ao público sobre o Bolsa Família e PETI; divulgação dos programas existentes e serviços prestados pela secretaria (Cras-Creas); divulgação da rede de enfrentamento à violência contra criança e adolescente e organização do Casamento Comunitário.
Secretaria Municipal de Saúde – vacinação; controle da pressão arterial; agendamento de exames preventivos de câncer de colo de útero; agendamento de mamografias e ambulância com equipe de enfermagem no evento.
Secretaria Municipal de Educação - oficina com material reciclável e programação cultural.
Polícia Militar - distribuição de cartilhas sobre segurança; orientações sobre a instituição e aspectos relacionados à segurança publica e exposição de materiais.

TEXTO E FOTOS: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: