Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lixo reciclável vira brinquedo

Papelão, latas e garrafas pet são alguns dos materiais utilizados na confecção

Irati – Alunos da 7ªE e da 8ªD do Colégio Antonio Xavier da Silveira montaram uma exposição com brinquedos confeccionados com materiais recicláveis. A exposição é fruto do projeto desenvolvido pela professora da disciplina de Inglês, Enisionete Padilha Batista, para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Governo do Estado. A professora trabalhou o tema aquecimento global a partir de reportagens publicadas nos dois jornais de Irati.

Enisionete conta que quando surgiu o interesse pelo tema considerou trabalhar com catástrofes ambientais em todo o mundo. Porém, indagou qual seria o interesse dos alunos em algo que ocorre distante deles, sendo assim, decidiu levar até a sala de aula reportagens dos jornais locais. “Como leitora assídua dos dois jornais locais observei que tinha muitas coisas que estavam acontecendo aqui na cidade, e que isso mexeria muito mais com os alunos”, acrescenta a professora.
Segundo Enisionete, o apoio dos dois jornais locais foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Através de reportagens publicadas desde abril deste ano e que abordavam o tema aquecimento global, a professora selecionava trechos, os traduzia para o inglês e desenvolvia exercícios para os alunos.
O projeto foi desenvolvido com a 7ªE e a 8ªD do Colégio Antonio Xavier da Silveira em Irati, devido a repercussão foram realizadas oficinas e a professora participou de algumas oficinas itinerantes em Prudentópolis e Rio Azul. “Outros professores também querem ter acesso ao material para poder trabalhar outros conteúdos. Acredito que não podemos ficar bitolados apenas com os livros didáticos, existem muitos recursos através dos quais podemos levar a realidade para dentro das salas de aula”, afirma Enisionete.
A exposição de brinquedos recicláveis foi criada a partir de materiais como papelão, garrafa pet, latas e tampas de garrafa. “Esta exposição é um trabalho extraclasse para que os alunos vejam que o lixo reciclável não precisa ser jogado fora, mas que pode ser utilizado como brinquedo e de várias outras maneiras”, conclui a professora.

TEXTO E FOTO: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: