Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Edson Ferreira Sampaio recebe o Prêmio Colmeia de Ouro

Idealizado pela Alacs, o prêmio homenageia destaques nas artes, ciências ou letras

Centro Sul – Uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Irati marcou a entrega do Prêmio Colmeia de Ouro ao médico Edson Ferreira Sampaio. A cerimônia foi realizada na noite da última sexta-feira (26). O prêmio idealizado pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) presta homenagens a pessoas que se destacaram nas artes, ciências ou letras.
A Sessão Solene contou com a participação de acadêmicos da Alacs; do prefeito de Irati, Sergio Stoklos; do presidente da Câmara Municipal, Sidnei Jorge; e dos vereadores, Rafael Felipe Lucas e Ailton Laroca. Também se fizeram presentes familiares e amigos do homenageado.


Currículo de ouro
Edson Ferreira Sampaio nasceu na cidade de Lins (SP). Aos 18 anos se transferiu para Curitiba, foi aprovado no vestibular em 1955 e começou assim, o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná. Em 1957 foi admitido via concurso público no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado, do qual se demitiu depois a conclusão da faculdade.
Sua vida profissional começou em Maringá, mas algumas circunstâncias o levaram para a cidade de Rebouças em 1963, onde trabalhou como clínico geral, cirurgião e médico da Secretaria Estadual de Saúde até 1970. Neste ano sentindo necessidade de aperfeiçoar-se em cirurgia, transferiu-se para Curitiba, onde foi trabalhar no Centro de Saúde. Simultaneamente, Sampaio era assistente da clínica cirúrgica da Faculdade Evangélica de Medicina. Logo depois, foi colocado a disposição da Secretaria de Segurança Pública e prestou serviços no Manicômio Judiciário do Estado, como médico e cirurgião.
Nesse período, mediante concurso público foi admitido no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), matriz do atual Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio de Janeiro, recebeu o título de especialista em cirurgia geral, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Em 1975, transferiu-se para Irati onde permaneceu por 15 anos. Sampaio atuou como cirurgião do Hospital de Caridade de Irati, hoje Santa Casa, e como médico do Posto de Saúde do INPS e do Posto de Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Paraná, do qual se demitiu posteriormente por indisponibilidade de horários. Ainda na região, ocupou o cargo de diretor da Regional de Saúde de Irati por três anos.
Em meados da década de 80, o médico começou a frequentar cursos de homeopatia. Mediante provas escritas recebeu o título de especialista em Homeopatia, concedido pela Associação Médico-Homeopática Brasileira. Em 1991, transferiu-se para Rebouças onde permaneceu por 16 anos, como médico do SUS. Seu registro na previdência constata três especialidades: clínica médica, cirurgia geral e obstetrícia.
Desde então, Sampaio fez vários cursos de especialização no exterior. Fazem parte da obra do médico enquanto escritor o livro “O Enigma da Homeopatia”, no qual festeja os 200 anos da Homeopatia e relata vivências e cogitações em torno da vida profissional. Também traduziu e publicou sete volumes, estes, livros técnicos sobre a homeopatia e destinados a comunidade de médicos homeopatas.

Reconhecimento
“Este prêmio me deixa de mão fria e me sentindo importante”, foi assim que o homenageado Edson Ferreira Sampaio definiu a sensação de receber o Prêmio Colmeia de Ouro. “O que esperar de uma reunião de uma academia de letras? O que se pretende é um banquete intelectual, a busca do alimento para o espírito e para a mente. Afinal nem só de pão vive o homem”, considera o médico. Sampaio também fez uma explanação bem humorada sobre um texto encontrado na internet que fala dos dez mandamentos da terceira idade, e disse que já pode se qualificar como.
Representando todos os reboucenses, a acadêmica da Alacs, Luiza Semkiw Andrade, ressalta que o Prêmio Colmeia de Ouro traduz a vida do médico. “Colmeia não é uma vida isolada, e sim em comunidade, e é assim que o senhor nos representa e sempre exerceu a sua profissão. Um profissional exemplar que vivia em prol dos outros, e sempre vai exercer com muito empenho e dedicação a profissão de médico. O ouro representa o brilho e o valor de um homem honesto, honrado e muito dedicado a nós reboucenses e com certeza a toda região”, considera Luiza.
Em seu discurso a presidente da Alacs, Luiza Nelma Fillus, destacou a simplicidade de Sampaio e lembrou Guimarães Rosa, que é considerado um dos maiores escritores brasileiros e que também era médico. “O Dr. Edson é uma pessoa que sempre esteve procurando aperfeiçoamento e sempre teve credibilidade. Além de médico é escritor, foi colaborador de várias revistas e escreveu vários livros. Seus textos sempre tiveram uma veia humorística”, ressalta a presidente.
A importância de homenagear as pessoas ainda em vida foi salientada pelo presidente da Câmara. Sidnei Jorge ainda observou que precisamos valorizar mais do que a escrita de livros, aquelas pessoas que escrevem a sua própria vida. “O que é que estamos fazendo neste mundo? Estamos construindo a história da nossa vida? Seremos mais lembrados que os livros, que são importante e necessários, mas seremos lembrados como exemplo de vida, de dedicação ao ser humano, como o Dr. Edson faz há tantos anos? Talvez os livros possam até ser esquecidos, por mais belas que sejam as palavras, as linhas e as concordâncias. Mas o exemplo, jamais será esquecido”, acrescenta Sidnei Jorge.
O presidente também frisou os anos de dedicação do médico ao atendimento da população dentro do sistema público, do qual muitos profissionais se esquivam devido à baixa remuneração se comparado ao sistema privado. “Esta é uma clara demonstração de que o senhor realmente cumpriu com o seu juramento de fazer da profissão um verdadeiro sacerdócio, muito poucos assim fazem”, observa Sidnei Jorge.
O prefeito Sergio Stoklos falou do trabalho de Sampaio dentro das três especialidades médicas: clínica médica, cirurgia e homeopatia. “Poucos profissionais conseguem ter tantas especialidades, principalmente num setor em que a ciência se faz presente, e urge que se aprenda e se renovem os aprendizados. Ele conseguiu se aprofundar nestes três setores e consegue fazer algo que une clínica, cirurgia e ainda outro setor totalmente diferente que é a homeopatia. Tudo isso só se faz através de uma cabeça muito pronta pra aprender e com pessoas que tem o dom para isso. Ter o dom para algo todos temos, mas descobrir esse dom e colocar em prática, é algo que por si só faz com que o Dr. Edson mereça esta homenagem”, conclui Stoklos.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: