Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Câmara Municipal presta homenagens a Unicentro

Pessoas que fizeram parte da trajetória da Universidade receberam o reconhecimento

Irati – A noite da última segunda-feira (29) vai ficar marcada na história da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) campus Irati. Durante Sessão Solene realizada no Auditório Denise Stoklos, a Câmara Municipal de Irati prestou homenagem as pessoas que fazem parte da trajetória da Universidade e que lutaram pela sua implantação.
Recentemente a Unicentro completou 20 anos e durante esta caminhada algumas pessoas foram essenciais para que o sonho de ter em Irati uma universidade pública fosse concretizado. O primeiro homenageado da noite foi o ex-prefeito Anselmo Van Der Neut. Ele recebeu uma placa de reconhecimento pelo gesto de aquisição do terreno no qual a Unicentro veio a se instalar em Irati e pela luta junto ao governador do Estado na época, Álvaro Dias.

O ex-prefeito lembra que a antiga Fecli era uma faculdade municipal, com apenas quatro cursos não reconhecidos pelo Ministério da Educação. “Era necessário estadualizar a nossa Fecli porque o município não tinha condições de mantê-la. Junto com lideranças locais, procurei o governador Álvaro Dias por diversas vezes durante dois anos e sempre obtínhamos uma resposta negativa”, recorda Van Der Neut.
Um dos passos decisivos para a concretização da Unicentro, foi a aquisição do prédio e do terreno junto aos padres que administravam o antigo seminário. O ex-prefeito conta que o preço inicial era U$1 milhão, mas que depois de várias conversas com os padres, conseguiu que ele ficasse em U$100 mil. Outra dificuldade enfrentada na época foi as más condições de conservação em que o prédio se encontrava.
“Graças a minha teimosia típica de holandeses, o Dias então disse que estadualizaria a Fecli se nós conseguíssemos uma parceria com alguma outra faculdade e deu as seguintes opções: Ponta Grossa, Guarapuava ou União da Vitória. A Fafig de Guarapuava foi a única que se dispôs a enfrentar esta luta conosco. Hoje me orgulho de ter contribuído para que a Unicentro se tornasse o que ela é hoje, uma indústria sem chaminé que prepara as pessoas para a vida”, ressalta Van Der Neut.
Na sequência foi a vez de Luiza Nelma Fillus receber a homenagem. Segundo o presidente da Câmara, Sidnei Jorge, Luiza é uma pessoa que nunca mediu esforços na luta pela educação e fez parte da luta pela Unicentro, enfrentando diversas dificuldades na época em que houve a transferência do prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM) para as instalações atuais da Universidade. Luiza foi representada pela sua irmã, Regina Wink na solenidade.
Mas para que a Unicentro de fato se efetivasse foram muitas as pessoas que participaram desta conquista. Sidnei Jorge lembrou que todos os funcionários são responsáveis pelo sucesso da Universidade e que sem o trabalho de cada um isso não seria possível. Uma Moção de Aplauso foi entregue em nome dos funcionários da Unicentro, que foram representados pelo vice-reitor Aldo Nelson Bona.
Bona foi escolhido para representar os funcionários e se disse surpreso com a indicação. “Não esperava receber esta homenagem em nome de todas essas pessoas que tem construído a trajetória da nossa Universidade. As palavras do Van Der Neut me emocionaram porque reavivei algumas memórias. Cheguei aqui em 1993, como professor colaborador e lembro que em 94 passamos por uma reorganização do Governo do Estado. Nesta época o Estado suspendeu os contratos de todos os professores colaboradores e o prefeito de Irati na época, Felipe Lucas, assumiu o compromisso de pagar o salário dos professores de fevereiro a junho daquele ano, para que os cursos continuassem em funcionamento”, observa.
O vice-reitor ainda relembrou que Luiza Nelma Fillus incentivou todos os professores da instituição a buscarem qualificação e capacitação. “Atualmente Irati está a frente de pelo menos 15 municípios em termos de ensino superior. Em 90, estava atrás de todos eles. Hoje eles nos perguntam como fizemos a Unicentro se desenvolver tanto e respondo que isso só se tornou possível graças a visão de futuro dos nossos governantes e do trabalho de todos”, considera Bona.
Finalizando as homenagens, o diretor do campus de Irati da Unicentro, Mario Umberto Menon, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Irati. Natural de Imbituva, Menon chegou em Irati em março de 1987 para trabalhar como professor de Matemática na Fecli e em colégios estaduais do município. Em 1989 foi eleito diretor da faculdade. Nos anos seguintes lutou para a estadualização da Fecli. Na Unicentro, foi eleito diretor do campus em 2003 com 93% dos votos. Foi reeleito e seu mandato atual vai até fevereiro de 2012. Hoje é professor doutor e dará o nome da turma dos formandos de Matemática em 2010.
Bastante emocionado, Menon agradeceu a generosidade de todos os cidadãos iratienses e principalmente, a sua família, que sempre o apoiou na sua trajetória profissional. “Eles sempre souberam que um homem público não tem horários e sim, muitos compromissos”, frisa o homenageado. Ele também recordou que enquanto fazia faculdade de Matemática trabalhava como carteiro e que era colega de curso do atual reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette.
“Em 1986 fui convidado para trabalhar em Rondônia, mas as vagas foram canceladas e acabei voltando para o Paraná. Depois de uma entrevista aqui em Irati comecei a trabalhar na Fecli em 1987. Junto com Maria Rosa Zanon de Almeida e Luiza Nelma Fillus lutei pela implantação da Unicentro. Hoje depois de 24 anos de trabalho na Unicentro, tenho orgulho em dizer que dediquei metade da minha vida a esta Universidade”, enfatiza Menon.
Em seu discurso, Zanette destacou o processo de verticalização pelo qual a Unicentro passa atualmente e a aprovação de um curso que entrará em funcionamento em Mallet. “Antes eram nossos conterrâneos que saíam das cidades da região e iam estudar em centros maiores. Hoje nós invertemos o processo e pessoas de fora trazem recursos para a nossa região. Vamos colocar ainda mais recursos em nossas unidades e promover ainda mais o nosso desenvolvimento”, afirma o reitor.
O deputado estadual, Marcelo Rangel, também participou da cerimônia e parabenizou a Câmara de Irati por aproximar o Legislativo da população. “A Unicentro é a grande vitrine da educação na região e com a expansão para o município de Mallet foi mais uma vitória do ensino”, completa o deputado.
Os vereadores foram representados por Rafael Felipe Lucas que citou que a Unicentro traduz o renascimento de toda a região. “A Unicentro trouxe melhorias e mudanças em todos os setores do município e da região”, frisa o vereador.
Para o prefeito de Irati, Sergio Stoklos, é importante o que a Câmara cada vez mais valorize as boas atitudes e as pessoas que vêm fazendo algo positivo para o município. “A Unicentro tem sido fundamental para o crescimento da região, seria impossível imaginar Irati sem a Unicentro. O Menon sempre esteve preocupado com a integração da Universidade com a comunidade. nada é mais justo que este Título como forma de reconhecimento a sua pessoa, pelo seu trabalho que é fruto do seu conhecimento”, conclui Stoklos.

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: