Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Primeiro dia na escola: orientação dos pais é fundamental

Segurança é a palavra-chave na hora de instruir os filhos nessa nova fase da vida

Centro Sul - Com o fim das férias escolares, milhares de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, voltaram às aulas no início desta semana. Para pais e crianças que vivenciaram este momento pela primeira vez, a ansiedade é um sentimento comum. Porém, é fundamental que os pais orientem seus filhos e demonstrem a importância que a escola tem no processo de desenvolvimento.

A pedagoga, Márcia Andriola Medeiros, conta que a insegurança nas crianças é natural devido a grande carga de novidades que esse período traz. "Tudo é novo, o ambiente, os amigos, os professores, então é muito importante que os pais repassem segurança para os seus filhos", acrescenta Márcia.
Nos primeiros dias, as informações devem ser repassadas para a criança de uma forma positiva. Por exemplo, quando passar em frente a escola os pais podem explicar que é neste local em que ela vai aprender a ler e a escrever e fazer novos amigos através de brincadeiras. Do mesmo modo, devem tirar todas as dúvidas que possam surgir e fazer com que o filho sinta-se importante por estar indo estudar, mostrando o quanto ficam felizes por este passo estar sendo alcançado
"Os pais precisam confiar na escola, fazer uma primeira visita, conhecer a direção, a estrutura da escola e os professores. Devem estar envolvidos com a escola, também participar das reuniões e das festividades que são promovidas. Isso é importantíssimo para que a criança sinta segurança naquele ambiente que passa a ser o seu segundo lar", observa a pedagoga.
Os professores no primeiro dia de aula prestam orientações tanto para os alunos, como para os pais que são convidados a permanecer na sala. São trabalhadas questões como autoestima, confiança e sociabilidade entre os alunos. "Para isso são feitas dinâmicas que vão dar a possibilidade do aluno ter confiança na escola e nos professores. A partir do momento que tem segurança tudo é mais fácil, principalmente o aprendizado", orienta a pedagoga.
O cumprimento de horários pelos pais também vai estimular que a criança desenvolva senso de responsabilidade com a escola. Como o trânsito também fica mais tumultuado em horários próximos a entrada, a dica é que seja programada a saída de casa com alguns minutos de folga. Outro fator a ser observado é o material escolar, para que se evite que a criança fique insegura se está com tudo o que a professora solicitou dentro da mochila.
Nesse primeiro momento de adaptação, a sugestão é de que os pais levem a criança para a escola e se despeçam de maneira rápida e firme com um carinho. Também, recomenda-se que usem a mesma frase quando forem deixar e buscar o aluno, porque isso traz segurança, já que é um padrão conhecido e tudo fica mais tranquilo quando acontece de maneira previsível.
Caso surjam queixas por parte dos filhos de que não querem ir para a escola, os pais devem insistir na afirmação de que este é um período em que ele está crescendo e que isso é importante, porque dentro da sociedade é necessário saber ler e escrever. "Assim como nós adultos temos as nossas responsabilidades, esta é a pri-meira norma que a criança tem que seguir. Precisa se acostumar com a vivência dentro de uma sala de aula", alerta Márcia.
Com o passar do tempo, o diálogo deve fazer parte da rotina da família. Perguntar ao filho como foi o dia na escola é a melhor forma de detectar possíveis problemas dentro do ambiente escolar.
Outro hábito a ser adotado é a verificação dos deveres de casa. O ideal é que ao menos uma vez por semana, os pais olhem os cadernos do filho e acompanhem o desenvolvimento do seu aprendizado. Visitar a escola a cada 15 dias para conversar com a coordenação e com a professora também contribui neste processo.
"Esse tipo de comportamento é muito importante tanto para a escola, que está vendo o interesse do pai pela educação do seu filho, quanto para a própria criança, que sabe que os pais estão preocupados com ele. Essa interferência se reflete positiva-mente no rendimento escolar da criança", conclui Márcia.
A pedagoga, Eloisa Maria Budel, lembra que os pais devem comparecer em reuniões ou quando forem chamados na escola por algum motivo. "Os responsáveis precisam saber como é o funcionamento da escola e estar sempre presente. Principalmente agora no início do ano letivo que sempre acontecem reuniões", considera.

O primeiro dia
A última segunda-feira (07), marcou uma nova etapa para muitas crianças. Na Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo de Irati, muitos pais ansiosos esperavam o sinal das 13h. Elaine Cardoso da Luz, mãe de Juliana Rafaela Cardoso da Luz, conta que a filha estava muito apreensiva com o seu primeiro dia de aula. "Desde o ano passado tenho conversado muito com ela para explicar como vai ser aqui na escola", relata Elaine.
Já Milena Eduarda Czarneki estava mais tranquila. A mãe, Luiza Czarneki, comenta que a filha já frequentava uma creche e por isso não estava tão nervosa com a novidade da escola. "Expliquei para a Milena que aqui vai ser um pouco diferente, porque ela vai ficar apenas meio período e vai fazer atividades diferentes das que fazia na creche. Também falei que na escola não vai poder dormir", ressalta a mãe.

TEXTO E FOTOS: MARINA LUKAVY

Nenhum comentário: