Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Da Espanha para o Brasil: amor sacramentado na capelinha

A história de amor que começou nos céus foi selada na Capela de São Roque, em Butiazal

Rio Azul – Uma capelinha localizada no interior do município de Rio Azul foi o cenário que o casal, Francesca Eixarch e Daniel de Maria Murillo, escolheu para a celebração do casamento. A cerimônia foi realizada no último sábado (29), na Capela de São Roque, em Butiazal.

Francesca nasceu no Brasil, mas aos dois anos de idade se mudou com os pais, Vladimir e Aguda Eixarch, para a Espanha. O relacionamento com Murillo começou há dois anos. Os dois se conheceram no trabalho, ela comissária de bordo e ele co-piloto.
Ainda na época do namoro, o noivo veio para o Brasil conhecer os avós de Francesca, Edil Adorian Eixarch e Vicente Eixarch Faubel. Dona Edil conta que Murillo ficou encantado com a beleza da região, principalmente com a capelinha. “Ele gostou muito daqui e resolveram se casar na Capela de São Roque também para ficar mais perto de nós”, revela com orgulho a avó da noiva.
Para a cerimônia, vieram da Espanha 11 amigos do casal, que se dividiram entre uma pousada e casas de familiares de Francesca. Também compareceram entes da noiva do Rio Grande do Sul e do Equador. “Os convidados foram cativados com as nossas belezas naturais e com a capelinha. Também adoraram as pessoas e a recepção que tiveram”, observa Dona Edil.
Ás seis horas da tarde, a Capela de São Roque foi tomada pela alegria que envolveu os 100 convidados que presenciaram a união de Francesca e Murillo. Mas como este não era um casamento comum, o padre também era “internacional”. A celebração foi feita pelo padre Paulo, natural da Indonésia, e que permaneceu por muitos anos em Rio Azul. O noivo usou um traje típico da Espanha.
A recepção aos convidados foi realizada no Parque da Pedreira. Durante a noite, todos puderam conhecer um pouco da tradição espanhola: as madrinhas entregaram como lembrança para as mulheres uma echarpe; já o noivo, ofereceu e acendeu charutos aos presentes em comemoração a data.

Origem
Nada disto teria acontecido, não fosse a união de Edil Adorian Eixarch e Vicente Eixarch Faubel. Vicente é espanhol e conheceu a noiva no Rio Grande do Sul. O casal teve cinco filhos, três deles nasceram no Brasil e dois na Espanha. Já morando em Rio Azul, há aproximadamente 25 anos, a família doou o terreno para a construção da Capela de São Roque, em Butiazal.

Texto: Marina Lukavy
Foto: Arquivo da família

Nenhum comentário: