Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projeto "Leia +" incentiva a leitura na rede municipal de ensino

Irati - Integrando o calendário oficial das comemorações dos 103 anos de Irati, na última quarta-feira (14) foi lançado o projeto "Leia +". Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o "Leia +" tem atividades nas escolas desde fevereiro de 2010 e tem como público alvo alunos de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei's), escolas municipais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e seus familiares.
Desde 2005 o município vem trabalhando o incentivo a leitura através de diversos programas como o "Arte de Ler". Através do programa, 15 escolas rurais foram beneficiadas com um baú com um acervo de livros. Cada escola ficava com o baú durante 15 dias, depois ele era repassado a outra instituição.
Em 2007 teve início o projeto "Favo do Saber" que constituiu na distribuição de uma estante móvel para todas as escolas municipais e Cmei's e que teve continuidade em 2008. A partir de 2009 o projeto "Leia +" começou a ser idealizado e teve sua efetivação este ano.
Segundo a coordenadora do Leia +, Márcia Andriola Medeiros, o objetivo do projeto é despertar o gosto pela leitura desde o início das etapas escolares da criança. "O incentivo do professor e dos pais é fundamental no processo, pois eles atuam como mediadores entre a criança e o livro", conta Márcia.
Dentre as ações desenvolvidas nas escolas estão: hora da leitura, contação de histórias; sacolas da leitura; projeto Favo do Saber; dedoches, fantoches e dramatizações; oficinas de leitura e escrita em parceria com os cursos de Fonoaudiologia e Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); capacitação de atendente de biblioteca escolar pela equipe da biblioteca da Unicentro e montagem de espaços próprios para leitura.
"O trabalho com a leitura também prevê um público externo e distante da sala de aula, os pais, familiares. Enfim, toda a comunidade escolar, produzindo textos para os interlocutores com os quais não se tem relações de grande familiaridade definindo as condições nas quais os textos circularão. A metodologia do projeto é dinâmica e permite mostrar a importância na vida das pessoas, possibilitando a imaginação, a fantasia e a aquisição de novos conhecimentos", acrescenta a coordenadora.
Além disso, algumas parcerias foram estabelecidas: com os jornais do município que semanalmente disponibilizam exemplares para acompanhar o material ambulante nas escolas; com a OSCIP Acapaz, que mantém o projeto "Livro em Todo Canto"; com o curso magistério do Colégio Antonio Xavier da Silveira, na qual alunas atuam como contadoras de histórias, e com a Casa da Cultura.

Lançamento oficial
No evento realizado no Salão do Centro Administrativo Municipal (CAM), estiveram presentes secretários municipais, diretores de escolas, professores e alunos. Para dar início as atividades alunas da Escola Municipal Francisco Stroparo apresentaram um número da dança da música "O que que a baiana tem?" de Carmen Miranda.
A diretora da Escola Municipal Padre Wenceslau, Claudia Ruppel Jatzek, conta que há alguns anos a escola já vem trabalhando com diversas ações de estímulo a leitura. "Essa troca da leitura entre as crianças tem contribuído muito para a melhora do rendimento escolar", observa a diretora.
Para a secretária municipal de Educação, Zenilda Stroparo, o projeto surgiu de avaliações realizadas na rede de ensino e que revelaram dificuldades dos alunos com ortografia, concordância nominal e verbal e produção de textos. "Pensamos num trabalho que viesse a se somar com os outros que já estavam sendo desenvolvidos. Começamos com uma sacola de livros e hoje demos um salto grande, com o investimento de R$ 50 mil na aquisição de 15 mil livros para as escolas. Também tivemos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que possibilitaram a compra de estantes móveis para que alunos de todas as escolas e Cmei's pudessem ter acesso aos livros", destaca Zenilda.
"Na educação não temos gastos e sim, investimentos", foi assim que o chefe do Núcleo Regional de Educação, Ernani Horst, iniciou o seu discurso. Ele também ressaltou os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Todos os municípios da região tiveram avanços significativos e estamos radiantes com isso, este projeto que está sendo oficializado hoje terá reflexo nos próximos Ideb's, pois os alunos estão sendo trabalhados na base que é a leitura", acrescenta Horst.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Rafael Felipe Lucas, definiu o projeto como inovador tanto em educação como em cultura. "A educação é multidisciplinar e envolve todo o nosso dia-a-dia. Lendo estive em vários lugares do mundo sem sair daqui. Todos os envolvidos neste projeto já salvaram muitas vidas através da educação", salienta o vereador.
A vice-prefeita, Marisa Massa Lucas, enalteceu o trabalho criativo desenvolvido dentro das escolas. "As crianças estão ávidas pelo saber desde muito pequenas. Hoje há uma grande necessidade de ler e permitir que essas crianças tenham acesso aos livros", diz Marisa.
Para o prefeito Sergio Stoklos, projetos de incentivo à leitura funcionam também na prevenção à violência e ao uso de drogas. "Cada escola realiza uma ação própria e através disso o estímulo acaba acontecendo e assim, a leitura começa a fazer parte do cotidiano", frisa o prefeito. Stoklos também enfatizou o resultado do Ideb, segundo ele, o município atingiu em 2009 a meta para 2015.
Irati atualmente conta com uma completa rede de ensino, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior através da Unicentro, e também escola técnica com o IFPR. "Toda cidade que melhora o nível educacional, obtém melhores níveis de empregabilidade dos cidadãos, aumentando os padrões salariais e melhorando a qualidade de vida de todos", completa o prefeito.

TEXTO: MARINA LUKAVY

Um comentário:

Unknown disse...

quem ver esta foto esta eu e as minhas amigas de 2010 estou muito feliz quem colocou esta imagens eu agradeço muito parabens minhas amigas não vão acreditar no que eu vi!


beijos continue assim!