Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Novos horizontes através do ensino

A parceria entre a Madeireira Rio Claro e o Sesi/Senai garantirá um futuro melhor para os trabalhadores da empresa

Rio Azul - A noite da última segunda-feira (19) marca o início de uma nova etapa na vida de 40 colaboradores da Madeireira Rio Claro, em Rio Azul. Através da parceria com o Sesi/Senai, os trabalhadores da empresa poderão concluir o ensino médio por meio do Projeto Sesi Educação do Trabalhador.

Estiveram presentes na Aula Inaugural o diretor da Madeireira Rio Claro, Roberto Cesar Wronski; o gerente de Recursos Humanos da empresa, Clederson Mosson; o prefeito de Rio Azul em exercício, Paulo Henrique Clazer de Andrade; o prefeito licenciado, Vicente Solda; a secretária municipal de Educação de Rio Azul, Igleci Popovicz; a gerente do Sesi/Senai, Eliane Ritter e o presidente do Sindicato Empresarial da Madeira, Estanislau Fillus.
A Madeireira Rio Claro hoje é a maior empresa geradora de empregos do município de Rio Azul, contando com 246 funcionários diretos, mais aproximadamente 300 indiretos, que trabalham para os fornecedores de serviços nos setores de transporte, estação florestal, silvicultura e outros. Em crescimento contínuo e sustentável, a empresa tem princípios de ética empresarial, pessoal e de respeito com os colaboradores, fornecedores e toda a sociedade em geral. "No decorrer de todos estes anos tivemos que superar muitas dificuldades para permanecer no mercado, cada época com problemas diferentes. Sobrevivemos e crescemos porque sempre acreditamos no nosso potencial", destaca o diretor da Madeireira.
Segundo Wronski, a empresa sempre acreditou no aperfeiçoamento e na melhora da escolaridade dos colaboradores. Há alguns anos, presta auxílio financeiro aos funcionários que são estudantes universitários, e após a conclusão do ensino superior, em pós-graduação. Também é prestado auxílio para cursos de informática e específicos para a função de cada colaborador.
Para o diretor, a permanência no atual mercado cada vez mais concorrido, depende de uma adequação ao rápido desenvolvimento tecnológico, e da assimilação de novos processos de produção e organização do trabalho. "Isso somente será possível se ampliarmos o conhecimento de nossos colaboradores no nível técnico operacional. Para tanto, precisamos que estes ampliem os seus estudos e estejam aptos a melhorar o desempenho de suas funções, que é uma consequência natural do aumento da escolaridade", ressalta Wronski.
Através da parceria com o Sesi de Irati a Madeireira está dando a 40 de seus colaboradores a oportunidade de voltar a estudar, frequentando o Ensino de Jovens e Adultos numa turma do ensino fundamental. "Sem dúvida os grandes beneficiados serão os colaboradores, que terão uma vida mais digna, serão mais felizes e com certeza serão motivo de grande orgulho para seus familiares e seus filhos", completa o diretor.
O prefeito licenciado Vicente Solda, afirma que os colaboradores são o que tem maior valor dentro da empresa. "Este programa que está sendo trazido para a empresa significa progresso. Lembrem que para o estudo não tem idade", frisa Vicente.
Já Estanislau Fillus mencionou a preocupação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e do Sesi na preparação dos colaboradores das empresas. "A Madeireira Rio Claro hoje é referência na região, é um exemplo de qualidade, organização e agora em investimento em seus funcionários. Que os trabalhadores que começam agora esta nova fase sejam muito felizes e façam com que outros queiram também esta felicidade através do estudo", fala Fillus.
A primeira disciplina que ministrada será Geografia e terá como professor Ivo Marcelo Felchak, que leciona a matéria no Colégio Sesi de Irati. "Nós professores vamos tentar proporcionar a todos que adquiram um pouco mais de conhecimento. Para mim é bastante gratificante estar aqui, com um público um pouco diferente do que estou acostumado a trabalhar, mas eu acho que vou aprender. É uma oportunidade para ambos os lados de crescer um pouco mais", afirma o professor.

Programa Sesi Educação do Trabalhador
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2005, no Paraná a demanda por educação básica ultrapassa a marca de 350 mil trabalhadores. É uma perda de força produtiva e uma estagnação da qualidade do trabalhador. A expansão educacional resulta em três fatores: ganho de produtividade; aprimoramento e aplicação de novas tecnologias e no aumento de esperança na vida por parte dos trabalhadores.
O Programa Sesi Educação do Trabalhador tem uma proposta educacional que vem para mudar esta realidade e foi criado para atender especialmente os trabalhadores da indústria. O programa utiliza metodologia própria, com instrumentos pedagógicos e curriculares adequados.
Para atender as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de trabalho, o Sesi adota as seguintes estratégias:
- uso de metodologias adequadas ao aluno trabalhador e ao mundo do trabalho;
-desenvolvimento de atividades educativas descentralizadas, utilizando espaços existentes do Sesi ou de parceiros;
- uso de equipamentos e recursos tecnológicos móveis como bibliotecas e laboratórios;
- disposição heterogênea de classes e organização curricular flexível;
- viabilidade, flexibilidade de estudos e valorização do saber, entre outras.
Uma das metodologias utilizadas pelo Sesi Paraná para o desenvolvimento do Programa é a metodologia Sesi Educa, que foi criada para atender o trabalhador da indústria com autonomia total no processo de avaliação e certificação. A carga horária total do curso é de 1200 horas para cada uma das fases, e a carga horária diária é variável. Em todo o estado, já são mais de 50 mil trabalhadores beneficiados com o Programa.

TEXTO: MARINA LUKAVY.

Nenhum comentário: