Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Delegacia recebe doação de livros que serão usados pelos detentos

Na sede do Conselho da Comunidade está sendo montada uma biblioteca

Irati – Na semana passada, o Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (Ceebja) fez uma doação de livros para a 41ª Delegacia de Polícia Civil de Irati. Os livros estão a disposição do Conselho da Comunidade da Comarca de Irati, e farão parte da biblioteca que está sendo montada na sede do Conselho.

O coordenador do Pró-Egresso e tesoureiro do Conselho da Comunidade, Alceu Filipak, conta que os livros doados pelo Ceebja estão a disposição da entidade visto que o acervo da biblioteca ainda é pequeno. Semanalmente, uma equipe que atua no projeto de letramento “Inclusão: Construindo o futuro”, leva alguns exemplares até a Delegacia onde os detentos podem fazer o empréstimo.
Hoje a biblioteca do Conselho tem aproximadamente 300 obras e em média, 20 livros por semana são emprestados pelos detentos. “Nós precisamos que as pessoas nos doem livros, mas propriamente livros literários, porque muitos nos dão apostilas didáticas e para nós não tem muita finalidade. Os detentos não vão ler este tipo de obra, eles querem atualidade, visto que estão provisoriamente lá e quando saírem precisam estar atualizados. Também aceitamos doação de revistas e jornais do ano, para eles isso é um incentivo a leitura”, acrescenta Filipak.
O trabalho de disponibilizar livros para empréstimo dos detentos já é realizado pelo Conselho há aproximadamente 20 anos, mas depois da realização do Concurso de Literatura Carcerária o número de livros emprestados aumentou e a preferência é por livros de poesias. “Pudemos perceber que o Concurso foi um grande incentivo, e eles gostam de livros de poesia. Também, com as aulas de letramento, a leitura e a escrita dos detentos melhorou muito”, observa o coordenador. A partir do mês de setembro serão abertas as inscrições para o III Concurso de Literatura Carcerária.

Texto e foto: Marina Lukavy

Nenhum comentário: