Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aluno do Colégio Sesi é premiado em evento estadual

O projeto “Pilhas e Baterias no CPU” do aluno Ronaldo Klems se destaca pela proposta de sustentabilidade ambiental

Irati – No último dia 12 (segunda-feira), o aluno do Colégio Sesi de Irati, Ronaldo Klems apresentou o seu projeto “Pilhas e Baterias no CPU” durante a Sessão da Câmara Municipal. O projeto ficou em 2º lugar na Mostra Inova 2010 que teve o tema “Cidades Inovadoras”.

Segundo a coordenadora do Colégio Sesi de Irati, Eliete de Fatima Carneiro Padilha, durante o evento que aconteceu no mês de março em Curitiba, foram apresentados projetos desenvolvidos pelo Sesi/Senai com foco em sustentabilidade.
“Ao todo eram 150 projetos que enfocavam sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural”, afirma Eliete. Na fase final da Mostra Inova foram selecionados 46 trabalhos que tinham como base a inovação de processos, produtos e serviços. O projeto “Pilhas e Baterias no CPU” ficou com o 2º lugar.

O projeto
O aluno Ronaldo Klems conta que o protótipo surgiu após a sugestão de uma professora. A ideia era de que os alunos confeccionassem lixeiras para guardar pilhas e baterias. “Com a proposta estabelecida pela professora, resolvi utilizar um gabinete de computador usado (CPU) e transformá-lo numa lixeira”, fala Ronaldo.
De acordo com o aluno, o projeto tem um custo baixo por se tratar da reutilização de um material que teria como destino o lixo. Para a elaboração do protótipo apresentado foram utilizadas além da caixa de CPU, tinta, dobradiças e imãs de geladeira. “Também peguei uma caixa de madeira MDF para que o protótipo não fique no chão e sirva de depósito quando o gabinete principal estiver lotado. Essa caixa também contribui para que a coleta das pilhas e baterias seja realizada num espaço maior de tempo”, acrescenta Ronaldo.
A coordenadora do Colégio Sesi explica que o próximo passo é buscar parcerias com empresas e órgãos públicos para a implantação do projeto. “Estamos buscando esses parceiros para que possamos colocar o projeto em prática e assim, instalar protótipos em vários pontos do município”, ressalta Eliete.
Após a apresentação do projeto, dois alunos do Colégio Sesi fizeram a apresentação de uma crônica abordando a temática do “Lixo”.

Texto: Marina Lukavy.

Nenhum comentário: