Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada mais uma vez

Irati – Balanço parcial da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no último dia 21 aponta que o Paraná conseguiu vacinar 686 mil crianças, o equivalente a 86% da meta prevista pelo Ministério da Saúde. Isso motivou nova prorrogação da campanha em municípios paranaenses que não atingiram a meta de imunizar 95% das crianças menores de 5 anos.
Irati obteve cobertura vacinal de 87,95%, com imunização de 3.539 crianças – 485 a menos do que a meta estipulada, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Para que todas as crianças nesta faixa etária recebam as duas gotinhas que asseguram proteção contra a paralisia infantil, a aplicação da vacina Sabin ocorrerá até o dia 25, em todas as unidades de saúde do município. Pais ou responsáveis devem apresentar o cartão de vacinas da criança.

A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que atinge principalmente os membros inferiores e causa deficiência. Na maioria das vezes, as vítimas são crianças menores de cinco anos. A única forma de prevenção é a vacina Sabin, que deve ser tomada aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida, com reforço aos 15 meses e durante as duas campanhas anuais.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o último caso registrado da doença no Paraná foi em 1986, em Campo Largo. No Brasil, desde 1989 não há registro de casos de poliomielite graças às campanhas de vacinação, desenvolvidas desde a década de 1980.

Texto: Ass. de Comunicação da Prefeitura de Irati.

Nenhum comentário: