Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Secretaria de Educação estuda implantação da educação integral em Irati

Irati – No último dia 08, a vice-prefeita Marisa Lucas, a secretária de Educação Zenilda Stroparo, profissionais do setor educacional e secretários municipais estiveram reunidos para discutir a implantação da educação em tempo integral nas escolas municipais. A proposta é de que seja elaborado um inventário da estrutura disponível e dos custos para futuramente oferecer a educação integral.
Segundo Zenilda, Sergio Stoklos solicitou a elaboração de um projeto detalhado que possa prever todas as necessidades de estrutura física e de recursos humanos, materiais e financeiros. “Para agir com segurança, pensamos em estruturar a educação integral gradativamente nas escolas da rede municipal de ensino”, afirma Zenilda.

O trabalho inicial será de construção de inventário e deverá ser desenvolvido em seis escolas, sendo três da área urbana e três rurais. Com isto, a perspectiva é de dimen-sionar, na prática, como poderão ser as atividades, quais os investimentos necessári-os, como será a aceitação por parte da comunidade e quais os resultados. “Nesta mostra teremos um panorama de toda rede municipal, que tem diferentes realidades em cada bairro e nas comunidades rurais”, diz a secretária. Isto porque, de acordo com ela, a proposta de educação integral deverá ser compatível com a situação de cada locali-dade.
Para a vice-prefeita e pedagoga Marisa Lucas, ao planejar a implantação da educação integral, a administração tem como principal objetivo dar melhores condições para o desenvolvimento das crianças. “Ao passar mais tempo na escola, as crianças terão oportunidades novas, como um maior acesso à arte, à literatura, a brincadeiras que auxiliem o desenvolvimento físico, motor e intelectual, dentre tantos outros fatores positivos, como o fim da ociosidade”, argumenta Marisa.
O exemplo de Apucarana, onde a educação integral funciona há dez anos, foi verificado e, segundo Zenilda, os resultados positivos alcançados lá estimulam o início dos trabalhos em Irati.

Escolas em tempo integral
Em Irati, 1300 alunos já são atendidos com educação em tempo integral nos Centros Municipais de Educação Infantil, no CAIC e na Escola Municipal do Rio do Couro. A experiência destes estabelecimentos também será referência para o projeto de implantação da educação integral nas demais escolas.

Nenhum comentário: