Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Haicai de iratiense está entre os vencedores de concurso nacional

Irati – O iratiense Elisson Thomaz Svereda teve seu haicai selecionado entre os sete melhores poemas dos mais de cem concorrentes no II Concurso Nacional Nenpuko Sato, promovido pelo Jornal Memaim, de Curitiba. Os vencedores terão seus haicais publicados naquele jornal e receberão livros do gênero como prêmio de incentivo.
Uma das características deste concurso de haicai é a exigência de que contenha um kigo, que é uma palavra que designe uma estação do ano. Segundo a organizadora Marília Kukota, o objetivo do concurso é estimular a prática do haicai, de tradição japonesa, introduzido no Brasil pelo imigrante Nenpuko Sato.

Elisson é aluno do curso de Admi-nistração de Empresa da Iniguaçu de União da Vitória e conquistou, também neste ano, o primeiro lugar em poesia no concurso de Meio Ambiente de Irati. Já o gosto pelo haicai teve início no Ensino Fundamental, no Colégio Antonio Xavier da Silveira e atualmente tem o incentivo da haicaista Silvia Svereda, sua mãe, que é integrante do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais da cidade.
Foram vencedores do concurso: Mahelen Madureira (Santos-SP), Regina Alonso (Santos-SP), Sérgio Francisco Pichorim (São José dos Pinhais-PR), Elisson Thomaz Svereda (Irati-PR), João Tobias (Guarulhos-SP), Alberto Murato (São Paulo-SP) e Neide Rocha Portugal (Bandeirantes-PR).

O haicai vencedor
Foram os seguintes três versos que concederam a Elisson o quarto lugar:
Lembro do meu pai
Debruçado na janela
Noitinha de outono.

TEXTO: DOROTÉA IANTAS MISKALO

Nenhum comentário: