Rebouças - A Associação de Mulheres de Marmeleiro de Baixo, município de Rebouças, existe desde 2004, tendo por objetivo o fortalecimento das mulheres daquela comunidade. De acordo com Dirce de Souza, atual presidente daquela entidade, atualmente a associação desenvolve atividades de panificação e curso de bioenergia.
“A renda obtida com a venda de produtos da panificadora tem uma parte revertida para a manutenção das atividades da associação, e outra, para os próprios colaboradores que atuam na associação”, informa. Cada um dos seis integrantes recebe mensalmente R$100,00.
Agora, a associação está inovando com a implantação do projeto Clube de Trocas. Dirce afirma que no dia 13 de julho o projeto entrou em atividades. “As pessoas das comunidades vizinhas poderão levar lixo reciclável até a associação e trocá-los pela moeda social que criamos, o ASMUC (Associação de Mulheres Comunitárias)”, afirma ela. A “moeda” só vale para troca por mercadorias junto àquela associação de mulheres, e basicamente tem o mesmo valor do Real (R$ 1,00 = 1 ASMUC). É uma espécie de vale para compra de produtos na panificadora.
O objetivo é incentivar a coleta de lixo reciclável na comunidade, colaborando para a preservação do meio ambiente, além de proporcionar renda para a associação. O lixo reciclável será vendido para empresa especializada, gerando renda para a Associação de Mulheres. Segundo Dirce, esse projeto surgiu da proposta de Economia Solidária, da Campanha da Fraternidade deste ano, que visa desenvolver as comunidades. Além disso, dentro de poucos dias, segundo informou a presidente da associação, estarão fornecendo alimentos produzidos na panificadora, que serão adquiridos pela Promoção Social de Rebouças, que irá distribuir para as famílias carentes, cadastradas junto á entidade.
Texto: Clayton Burgath
Nenhum comentário:
Postar um comentário