Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Irati quer apoio da SEMA para intervenção no Rio das Antas

Irati – No último dia 09, o prefeito Stoklos, a vice Marisa Lucas, o secretário municipal de Planejamento, Valdecir Aksenen e a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rosenilda Romaniw Bárbara visitaram a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sema. Na ocasião, a comitiva iratiense foi recebida pelo secretário de Meio Ambiente Jorge Augusto Callado Afonso e pelo presidente do Instituto das Águas João Lech Samek. A pauta da reunião foi o apoio da Sema à execução de serviços no Rio das Antas e seus afluentes.

Foi definido que técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente virão a Irati para avaliar a situação dos rios que passam pelo quadro urbano do município, apontando quais são as necessidades de intervenção para prevenir futuros transbor-damentos.
Aksenen comenta que pontos de assoreamento surgiram após as fortes chuvas que provocaram, inclusive, enchentes no mês de abril. “Depois das chuvas torrenciais, muita terra, muito material orgânico foi depositado no leito dos rios e procuramos a Sema solicitando ajuda para que sejam feitas as intervenções adequadas”, afirma o secretário de Planejamento.
Após a visita dos técnicos, deverá ser firmado convênio entre Irati, a Sema e o Instituto das Águas, permitindo a execução de serviços. Além desta nova ação, está em andamento o projeto de proteção, recuperação e conservação do Rio das Antas e seus afluentes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente. O trabalho é de remoção de materiais estranhos dentro do leito e margens dos rios, redução de entulhos nas propriedades ribeirinhas, desobstrução de bocas de lobo nas imediações dos rios e córregos, orientação para que os resíduos sólidos tenham destino correto e recupe-ração de nascentes através do plantio de árvores nativas. Ainda, orientações para a população quanto à proteção da mata ciliar, colocação de espécies vegetais em pontos detectados das margens e proteção de fontes para famílias que residem no entorno da cidade e que utilizam esta água para consumo.

TEXTO: ASS. DE COM. DA PREF. DE IRATI.

Nenhum comentário: