Fernandes Pinheiro - Na última quarta-feira, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Fernandes Pinheiro formou a sua primeira turma do curso de auxiliar de cabeleireiro, que foi ofertado através de uma parceria entre o Senac e a prefeitura municipal. Ao total, 13 mulheres receberam seus certificados. Estiveram presentes no evento o prefeito Nei Schuck, a primeira dama e presidente do Provopar, Cleonice Schuk, os vereadores Arildo e Rosene Pabis e a Secretária do Bem Estar Social, Márcia Dea.
O principal objetivo do curso, que foi ofertado gratuitamente, foi de oferecer uma oportunidade para que mulheres se profissionalizem e gerem renda para suas famílias. A Secretária, Márcia Dea, falou que o curso foi uma conquista para o CRAS do município, que foi inaugurado em dezembro do ano passado, e que pretende expandir o seu atendimento. Ela também comentou sobre a preocupação que a administração municipal tem em relação a geração de empregos e renda em Fernandes Pinheiro e que tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida da população.
CRAS
Desde o final do ano passado a população de Fernandes Pinheiro conta com o Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS, que desenvolve um papel fundamental dentro da Secretaria do Bem Estar Social do município. Esse espaço também é conhecido como a “Casa das Família”, onde ações preventivas são realizadas a favor, principalmente, da comunidade mais carente do município.
A equipe que é formada por um estagiário, uma auxiliar de serviços gerais, assistentes sociais e uma psicóloga, busca sempre capacitações para dar o melhor atendimento possível para a população. No CRAS é possível desenvolver um trabalho de promoção com as famílias. “Fazemos um trabalho de fortalecimento familiar, onde eles são orientados sobre a responsabilidade de cada pessoa que integra a família”, conta a assistente social, Ucileide Filus, que ainda explica que quando são aumentados os fatores de proteção, há por conseqüência a diminuição das situações de risco.
As famílias que são acolhidas no CRAS, dependendo da situação, são encaminhadas para a rede de atendimento disponível, como programas assistências da prefeitura municipal e governos estadual e federal.
A psicóloga Lígia de Andrade Varela, fala que no CRAS também são feitas terapias de grupos, como por exemplo, com adolescentes, onde recebem informações sobre a sexualidade e afastamento da criminalidade. Mulheres também recebem orientações quanto a auto-estima, colaboração na geração da renda familiar, relacionamento com filhos e marido.
Texto: Assessoria da Prefeitura de Fernandes Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário