Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Amcespar será presidida por Junior Benato na gestão 2011/2012

A eleição também marcou a volta efetiva do município de Imbituva a Amcespar

Centro Sul - Na última quinta-feira (24), foi realizada a 24ª Assembleia Eletiva da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e do Consór-cio Intermunicipal para Desenvol-vimento Regional (Conder). O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, passou o comando das entidades para o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato.

Gestão Stoklos
A partir da conclusão do seu mandato, Stoklos fez um relatório das principais conquistas obtidas para a região nos últimos anos. No setor da saúde citou como importantes benefícios a regiona-lização do Sistema de Regiona-lização de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Unidade de Pronto Atendimento UPA, que ainda serão operacionalizadas.

"Conseguimos trazer para a região o Campus Avançado em Irati, do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Outras conquistas que merecem destaque são o Centro Cultural Denise Stoklos e a implantação da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, que vai proporcionar ainda mais segurança em todos os municípios do Centro-Sul", ressalta o prefeito de Irati.
Além disso, durante a gestão de Stoklos a região recebeu a visita de três ministros, bem como secretários e governadores (Rober-to Requião, Orlando Pessuti e Nelson Justus). "É imprescindível que continuemos lutando pela pavimentação da estrada de Irati a São Mateus do Sul, por maiores repasses para os setores de saúde e educação, por uma lei estadual que nos beneficie com um aeroporto e pela duplicação da BR277. Enfim, são muitas as lutas que temos pela frente e conquistaremos através da união de todos os prefeitos da Amces-par", afirma Stoklos.

Novo presidente
Em seu discurso de posse, Benato lembrou que a Amcespar é uma das menores associações do Paraná em número de municípios, mas que a partir da integração entre os prefeitos há um fortaleci-mento da região. "Os problemas e os interesses de cada um dos municípios pertencentes à Amces-par, não dizem respeito somente a ele, eles também competem a toda a associação. Peço que os prefeitos tragam as suas dificuldades para dentro da Amcespar para que elas sejam tratadas como um todo", aponta o prefeito de Inácio Martins.
O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, aproveitou o momento para pedir a união dos municípios no que concerne a uma medida tomada pelo Governo Federal. A decisão restringe o financiamento de habitações através do programa Minha Casa, Minha Vida, somente em áreas pavimentadas.
"Creio que esta foi uma medida infeliz porque vai prejudicar muitas pessoas que já estavam contratando o financiamento. Além disso, gera uma pressão sobre as prefeituras, pois a população vai exigir ainda mais pavimentações. Essas obras geralmente têm um custo muito alto e é impossível viabilizar toda a demanda", diz Zak.
Um trabalho da Amcespar mais voltado para a agricultura foi a solicitação do prefeito de Rio Azul, Paulo Henrique de Andrade. "Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atingiu em cheio os agricultores, principalmente os que cultivam fumo. A Copel já está praticando a mudança nos valores e nós prefeitos, bem como o Governo do Estado, corremos o risco de levar a culpa", frisa Andrade.
Para o prefeito de Fernandes Pinheiro, Nei Schuk, atualmente uma das questões mais críticas dos municípios de pequeno porte é a saúde. "A contratação de médicos é um desafio, pois muitos se desinteressam pelos valores que podemos ofertar, pois atendendo em uma clínica particular a remuneração é maior", observa Nei.
A saúde também foi apontada por Stoklos como uma das dificuldades dos municípios. Para ele, tanto o Estado como o Governo Federal têm se omitido de custear as especialidades clínicas que ficam a cargo do Município, fato que pode se alterar com a aprovação da Emenda 29 que aumenta o repasse aos municípios.
"Na conjuntura da política estadual, precisamos aumentar a nossa representatividade junto ao Governo. Não elegemos nenhum deputado da região, e também não temos nenhum secretário estadual que represente os nossos interesses", expõe o prefeito de Irati.
Segundo o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Müller, a burocra-cia principalmente em relação a liberações ambientais tem dificul-tado o trabalho das prefeituras. "Enquanto prefeitos temos vontade de fazer, mas temos muitas barreiras a serem quebra-das. Precisamos encontrar uma solução junto ao Governo do Estado, pois nossos municípios são descriminalizados", enfatiza Müller.
Após a exposição destas dificuldades pelos prefeitos de cada município e que são comuns em toda a região, o prefeito de Guamiranga, Ruy Machado, solicitou o apoio da imprensa para que a população tome conheci-mento de todos os problemas enfrentados.

O retorno de Imbituva
Há cerca de dois anos o prefeito interino de Imbituva na época, Rubens Pontarolo, anunciou que o município não fazia mais parte do quadro da Amcespar. Seu pai e atual prefeito, Zezo Pontarolo, assumiu o mandato no final de 2010 e desde o dia 24, Imbituva voltou a integrar efetivamente a Amcespar.



Veja como ficou constituída a nova diretoria da Amcespar e do Conder:
Amcespar

Presidente - Junior Benato (Inácio Martins)
1º vice-presidente - Sergio Stoklos (Irati)
2º vice-presidente - Paulo Henrique de Andrade (Rio Azul)
Tesoureiro - Cesar Loyola Flenik (Mallet)
Conselho Fiscal - Luiz Eve-raldo Zak (Rebouças); Ney Schuk (Fernandes Pinheiro); Ruy Ma-chado (Guamiranga)
Conselho Deliberativo - Ivanor Müller (Teixeira Soares) e Gilvan Agibert (Prudentópolis)

Conder
Presidente - Junior Benato (Inácio Martins)
Vice-presidente - Sergio Stoklos (Irati)
Tesoureiro - Cesar Loyola Flenik (Mallet)
Conselho Fiscal - Ney Schuk (Fernandes Pinheiro); Ruy Ma-chado (Guamiranga); Luiz Eve-raldo Zak (Rebouças)

Câmaras permanentes da Amcespar e Conder
Agricultura e Meio Ambiente - Paulo Henrique de Andrade (Rio Azul)
Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Juventude - Gilvan Agibert (Prudentópolis)
Saúde, Bem Estar, Ação Social e Combate a Fome - Ruy Machado (Guamiranga)
Pesquisa, Mercado, Indústria e Comércio - Ney Schuk (Fernan-des Pinheiro)
Tributação, Leis e Normas Fiscais - Luiz Everaldo Zak (Rebouças)
Desenvolvimento Urbano e Representação junto a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) / Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Tribunal de Contas - Junior Benato (Inácio Martins) e Sergio Stoklos (Irati)

TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ADRIANA SOUZA

Nenhum comentário: