Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

RAÇÃO HUMANA: verdades e mitos


O mix de fibras pode colaborar com o emagrecimento, mas desde que se tenha uma alimentação balanceada

A ração humana tem se tornado um dos complementos alimentares mais procurados por aqueles que querem emagrecer ou regular o sistema digestivo. Porém, nem tudo o que se ouve sobre ela é verdade e alguns cuidados devem ser tomados durante a utilização do composto. Para esclarecer as verdades e os mitos sobre a ração humana, procuramos a nutricionista Jana Grenteski.

O que é a ração humana?
Jana: É um composto alimentar feito com fibras (um mix de fibras), que vem ganhando espaço entre pessoas que desejam emagrecer. Ela é composta por cereais, farinhas, sementes, entre outros ingredientes integrais ricos em fibras. A famosa ração humana recebeu esse nome porque, após os ingredientes serem triturados e misturados, tem a aparência da ração de animais. A procura pelo composto tem crescido nos últimos meses e vem ganhando espaço entre as pessoas que querem emagrecer ou regular o sistema digestivo.

Quais os ingredientes que a compõem? Existe uma receita padrão, ou, pode variar dependendo das necessidades de cada pessoa?
Jana: Fazem parte da ração alimentos como fibra de trigo, aveia, linhaça, gergelim, açúcar mascavo, cacau, guaraná, levedo de cerveja, quinoa e leite de soja, são pelo menos dez ingredientes, todos em pó e naturais. A ração humana não é padronizada, cada pacote apresenta fórmulas e composições diferentes. Existem também as preparações caseiras, onde se compra os produtos a granel e faz a mistura em casa. Esse é um dos grandes problemas encontrados hoje em dia, porque quando se fala em emagrecimento, essa falta de padronização para a mistura, leva a um número inexato de calorias por porção consumida.

A ração humana é indicada para quais casos?
Jana: Atualmente, acredita-se que a ração humana seja boa para quase tudo, controla o colesterol e triglicerídeos, regula o intestino, ideal para prisão de ventre, redução de peso e controle dos níveis de açúcar do sangue. Mas, ainda não existem muitos estudos que comprovem a sua eficácia. A mistura pode ser utilizada, com recomendação clínica e com cautela, como complemento, adicionada a saladas, iogurtes e frutas, mas nunca em substituição às refeições.

Existe algum tipo de contra-indicação?
Jana: As pessoas que possuem intestino solto devem evitar, pois a quantidade de fibras pode fazer com que o problema se agrave. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, devem tomar cuidado e eliminar da mistura o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau. As grávidas devem optar por um composto mais light, sem o guaraná em pó. Para ter certeza do que você pode consumir, consulte um nutricionista.

Quais os benefícios que a ração humana traz para a saúde?
Jana: Vem se atribuindo sete benefícios para a saúde com o consumo regular da ração humana: auxilia no funcionamento e na regularização intestinal; aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia; lubrifica e regenera a flora intestinal; excelente para a redução de peso, dos níveis de colesterol (LDL), redução dos níveis de triglicerídeos e aumento do colesterol bom (HDL); ideal para prisão de ventre e acidez estomacal; diminui os riscos de doenças cardiovasculares e arteriosclerose; seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Mas é bom lembrar que cientificamente, somente a melhora da flora intestinal está comprovada, o restante dos benefícios ainda está em fase de estudo.

Qual a forma correta de uso?
Jana: Muita gente toma o mix no lugar de uma refeição, mas o certo é usá-la como complemento alimentar, nos lanches durante o dia e não como um substituto das principais refeições, como almoço e jantar. A ração pode ser misturada na água, no suco, no leite de soja, no leite, na salada de frutas ou no iogurte, por exemplo, servindo apenas de acompanhamento substituindo o carboidrato (pão, biscoito, rosca).

A ração humana se tornou muito famosa pelo comentário de que ela emagrece. Isso é totalmente verdadeiro?
Jana: A ração tem o poder de ajudar no emagrecimento, mas não faz emagrecer. Para perder peso é necessário combinar diversos fatores como consciência nutricional, reeducação nutricional e prática de atividade física. Acredita-se que a ração auxilia no processo de emagrecimento porque diminui a absorção de gordura devido ao alto teor de fibras, e estas também ajudam a dar maior sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais tempo a aparecer. Uma recomendação é fazer a ingestão de muito líquido ao consumir a ração, por ela ser muito rica em fibras podem ocorrer problemas como gases, mal-estar, além de poder acontecer o feito oposto e não conseguir perder peso. Por causa do teor de fibras e gorduras que a ração humana contém, o intestino funciona mais rapidamente. Entretanto, algumas pessoas podem sofrer com a irritação na parede do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes. Para quem tem uma alimentação equilibrada e deseja utilizar a ração, pode utilizar duas colheres de sopa durante o dia para enriquecer a dieta, mas lembrando: a alimentação equilibrada é sempre o melhor para nosso organismo. E vale frisar que para ter resultados com o uso da ração humana você deverá estar praticando alguma atividade física, porque dizer que a ração humana emagrece é um equívoco. O que faz com que o emagrecimento ocorra é uma alimentação com menor quantidade de calorias do que a necessidade diária. Nenhum alimento por si só tem a capacidade de levar ao emagrecimento.

TEXTO: MARINA LUKAVY.

Nenhum comentário: