Centro Sul – No dia 17 de de-zembro de 2010, teve início a Operação Verão em todo o Paraná. Nesta época do ano, além das praias, é comum o aumento de pessoas em áreas como rios, ca-choeiras, lagos e piscinas. Porém, alguns cuidados são essenciais para que os momentos de lazer não acabem se tornando trágicos.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, tenente Élcio José de Meira, nesta temporada foi registrado apenas um afogamento na região, mas ele aconteceu antes do início da Ope-ração Verão. “Este caso foi no mês de novembro na cidade de Pru-dentópolis em um recanto par-ticular”, lembra o tenente.
A frequência constante de chu-vas e as tragédias que vem aba-lando diferentes locais do país têm contribuído para a diminuição dos afogamentos aponta Meira. “As pessoas não estão indo para locais como cachoeiras e rios com tanta assiduidade e isso acaba por re-duzir o número de ocorrências”, completa.
Em nossa região existem mui-tos locais que apresentam con-dições de banho como cachoeiras e rios. Um dos exemplos é o Parque da Pedreira em Rio Azul, apesar de ser propício ao lazer o Parque já re-gistrou mortes em anos anteriores. O tenente explica que nestas áreas não é possível a presença de um bombeiro guarda-vidas porque ge-ralmente, são de responsabilidade do Município (como em Rio Azul).
Outro fato, é a diminuição do efetivo do Corpo de Bombeiros. Este ano foi disponibilizado seis bom-beiros guarda-vidas para prestar apoio a Operação Verão no litoral do estado. “Nós não temos a dis-ponibilidade de estar deslocando mais um pessoal para estes locais, porque o nosso próprio quadro está menor. Inclusive, não damos férias a ninguém neste período porque temos que enxugar o efetivo em função da atuação nas praias”, es-clarece o tenente.
A Operação Verão 2010/2011 teve início no dia 11 de dezembro e vai até 14 de março. Segundo o relatório (disponível em http://www.policiamilitar.pr.gov.br), dos atendimentos prestados pelo Cor-po de Bombeiros em todo o estado foram registrados até a terça-feira (25), 854 salvamentos e sete óbitos por afogamento.
Além das orientações prestadas diretamente aos banhistas nas praias, o Corpo de Bombeiros dá as seguintes dicas para aqueles que querem aproveitar o verão sem nenhum prejuízo:
- evitar nadar sozinho;
- a ingestão de álcool leva à perda da noção de perigo e desres-peito às normas de segurança;
- tome cuidado também com as crianças, que devem estar sempre sob a vigilância de um adulto, pois são as vítimas mais comuns de afogamento;
- tome cuidado ao saltar de locais elevados, pois é bem comum a ocorrência de traumas após o salto (bater a cabeça em algo ma-ciço por ter saltado de alguma elevação para dentro d’água);
- não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;
- não imergir em água após lanches e refeições;
- não se afaste da margem;
- não salte de locais elevados para dentro da água;
- não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devida-mente habilitado;
- prefira lançar objetos flutuan-tes (bolas, bóias, isopores, madei-ras, pranchas e outros) ou então corda para salvar pessoas, ao invés da ação corpo a corpo;
- não deixe crianças sozinhas sem a presença de um adulto res-ponsável;
- identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e perma-neça próximo a ele;
- olhe a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é pró-prio para banho ou não;
- evite brincadeiras de mau gosto, como os conhecidos “cal-dos”;
- evite navegar com carga em excesso;
- tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas, pois podem estar escorregadias, o que leva a quedas e cortes;
- somente conduza embar-cações se for habilitado e permane-ça longe dos banhistas;
- instrua a criança do perigo existente ao entrar em águas mais profundas ou ficar só;
- evite brincadeiras onde finge que está se afogando, pois além de perturbar a paz pública, havendo um afogamento verdadeiro as pes-soas podem não dar importância, pensado se tratar de outra brinca-deira de mau gosto;
- em caso de problemas, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, para que o mesmo oriente e auxilie a vítima.
TEXTO: MARINA LUKAVY
FOTO: ASSESSORIA DA PM/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário