Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

O orgulho de ser polaco sob a perspectiva de Iarochinski

A palavra polaco foi alvo de preconceito

Centro Sul - Polaco sim, polonês não. Para o jornalista e doutor em Cultura Internacional, Ulisses Iarochinski, é assim que devem ser chamados todos os descendentes de imigrantes da Polônia. No lançamento do seu segundo livro, Iarochinski discute questões polêmicas como preconceito a etnia, culinária polaca adquirida por outros países, criação da palavra "polonês" e a temática ucranianos x rutenos.
O autor esteve em Irati na última quarta-feira (23), para o lançamento do livro "Polaco - Identidade Cultural do Brasileiro Descendente de Imigrantes da Polônia". A obra é a tradução para o português da sua tese de mestrado, escrita originalmente em polaco e defendida na Universidade Iaguielônia, de Cracóvia, na Polônia. Iarochinski é natural de Monte Alegre (PR), quando esta ainda era Tibagi.

As mulheres estão realmente livres para exercer sua sexualidade?

"Tenho pacientes que são excelentes profissionais liberais, lindas e que dão um braço pra casar, não importa como ou com quem", Mariza Almeida

Centro Sul - É muito comum ouvir falar que uma das conquistas da mulher foi a liberdade sexual. Sem dúvida, houve grandes avanços na manifestação do comportamento sexual entre o público feminino. Mas será possível afirmar que houve uma mudança no referencial e que as mulheres estão livres para exercer sua sexualidade?

Ruy Machado continua como presidente do CIS

Na oportunidade a diretora administrativa do CIS apresentou um relatório financeiro do Consórcio

Centro Sul - Durante a 24ª Assembleia Eletiva da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) realizada na última quinta-feira (24), também ocorreu a 12ª Assembleia Eletiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). Em chapa única, o prefeito de Guamiranga, Ruy Machado foi reeleito presidente para a gestão 2011/2012.

Amcespar será presidida por Junior Benato na gestão 2011/2012

A eleição também marcou a volta efetiva do município de Imbituva a Amcespar

Centro Sul - Na última quinta-feira (24), foi realizada a 24ª Assembleia Eletiva da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e do Consór-cio Intermunicipal para Desenvol-vimento Regional (Conder). O prefeito de Irati, Sergio Stoklos, passou o comando das entidades para o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato.

Gestão Stoklos
A partir da conclusão do seu mandato, Stoklos fez um relatório das principais conquistas obtidas para a região nos últimos anos. No setor da saúde citou como importantes benefícios a regiona-lização do Sistema de Regiona-lização de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Unidade de Pronto Atendimento UPA, que ainda serão operacionalizadas.

À frente dos negócios: o diferencial da mulher empreendedora

De acordo com um estudo publicado em 2010, as mulheres representam 53% do total de empreendedores brasileiros

Centro Sul - Já faz um bom tempo que os negócios deixaram de ser um assunto masculino, prova disso é uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Publicado em 2010, o GEM analisou a atividade empreendedora em todo o mundo, no ano de 2009. No Brasil, 53% dos empreendedores são mulheres, contra 47% de homens.
Segundo o estudo, além do fato de mais uma vez numericamente as mulheres terem ultrapassado os homens na atividade empreendedora, cumpre destacar que ao longo do período analisado (2009), é a primeira vez que a proporção de mulheres empreendendo por oportunidade supera a proporção de homens na mesma condição.

Atendimentos pelo 180 tiveram aumento de 82,4% em 2010

420.313 dos atendimentos efetuados pela Central de Atendimento à Mulher foram referentes a informações sobre a Lei Maria da Penha

Centro Sul - Na última sexta-feira (25), a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM) divulgou um aumento de 82,4% no número de atendimentos pelo serviço "Ligue 180" no ano passado. Em 2010, foram registradas 734.416 ligações, enquanto que no ano de 2009, foram apenas 269.977. O balanço da Central de Atendimento à Mulher destacou que do total de atendimentos, 420.313 foram para pedir informações sobre a Lei Maria da Penha.
A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) foi criada em 2005. É um serviço ofertado pela SPM com o objetivo de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário. Desde abril de 2006 até o último mês de dezembro, foram já foram registrados 1.658.294 atendimentos.

A minuciosidade da folia virtual de Leonardo Bora na Casa da Cultura

A exposição “O Real Carnaval Virtual” é a oportunidade de Bora de mostrar o seu trabalho na cidade onde o “enredo do seu samba” começou

Irati – “Risco todos os desenhos a grafite; contorno-os com caneta; dou início à pintura com lápis de cor, canetas e tinta e faço o acabamento”, é assim que o artista plástico iratiense, Leonardo Bora, resume o seu trabalho. Num primeiro momento parece simples, mas basta um olhar sobre as obras de Bora para perceber toda complexidade dos seus rabiscos. São tantas formas e cores que fica difícil prestar atenção em todos os detalhes.

Alunos são prejudicados com a falta de professores

15 dias após o início do ano letivo, muitos alunos ainda estão sem aulas em determinadas disciplinas

Centro Sul – Na última semana, o Jornal Hoje Centro Sul foi procurado por alunos do Colégio Florestal Estadual Presidente Costa e Silva que contestam a falta de professores em sala de aula. No dia 04, o Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a classificação do Processo de Seleção Simplificado (PSS) para os cargos de professor e técnico administrativo, o que gerou a ausência de professores em diversas instituições de ensino.
Segundo o diretor do Colégio Florestal, Laércio Pereira de Oliveira, a fase mais crítica em relação à falta de professores ocorreu nas duas primeiras semanas do ano letivo. “Para o curso técnico em Meio Ambiente, aproximadamente metade do corpo docente ainda está sendo suprida. Na segunda-feira (21), tivemos a chegada de mais uma professora no Colégio e ao que parece, algumas providências já estão sendo tomadas”, afirma o diretor.