Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Homem suspeito de abusar de menino é preso

Imbituva – Mais um crime de violência sexual aconteceu no município de Imbituva, desta vez a vítima é um menino de dez anos. Na sexta-feira (10), a mãe do menino procurou a PM por volta das 20h e relatou que ele havia saído para comprar sorvete às 14h, e que até aquele momento não tinha retornado para a casa.

Blitz resulta em 28 notificações em duas horas

Irati – Na última sexta-feira (10), a Polícia Militar (PM) realizou uma blitz na Rua 19 de Dezembro em Irati. Entre as 16h30 e 18h30 foram recolhidas seis motocicletas e feitas 28 notificações a motoristas. A blitz foi realizada com o intuito de verificar, dentre outras infrações, a documentação de condutores e suas motocicletas, e também se condutores de automóveis estariam utilizando o cinto de segurança.

Pedófilo volta a abusar da filha na Bahia

Irati - Em 2008, seis crianças entre sete e 11 anos foram abusadas sexualmente por um morador da Vila Raquel, entre elas a filha dele, de 11 anos. Em 2009, Zaquel de Almeida teve a prisão preventiva decretada, mas fugiu. Na segunda-feira (06), a filha de Zaquel, agora com 13 anos, denunciou o pai por estupro na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), de Feira de Santana, na Bahia.

Mudança na preferencial confunde motoristas

Muitos condutores ainda desconhecem a mudança no cruzamento das ruas da Liberdade e XV de Novembro

Irati – Na semana passada, a Prefeitura Municipal de Irati implantou mais uma mudança no sistema viário do município. A mudança na preferencial do cruzamento das ruas da Liberdade e XV de Novembro ainda é desconhecida por boa parte da população. A sinalização horizontal e vertical feita pela Prefeitura, não engloba a placa que significa “Dê a preferência” e o resultado tem sido uma grande confusão no trânsito naquela via.

SOS Amigo Bicho lança Campanha de Arrecadação de Ração

Foram colocadas caixas de coleta de ração em pet shops e agroveterinárias

Irati – Neste mês de dezembro a Organização Não-Governamental (ONG) SOS Amigo Bicho lançou a Campanha de Arrecadação de Ração (Cara). A campanha busca facilitar a doação de ração com a instalação de caixas de coleta em pet shops e agroveterinárias. Atualmente mais de 300 animais, entre cães e gatos, são atendidos pela ONG que não recebe nenhum tipo de repasse de órgãos públicos.

Proposta iratiense integra o Plano Nacional de Cultura

O item que prevê a descentralização da cultura para o meio rural surgiu dentro da Conferência Municipal de Cultura

Centro Sul - A lei que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC) e cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e publicada na última sexta-feira (03), no Diário Oficial da União. Uma das diretrizes do PNC que prevê a ordem de política da descentralização da cultura para o meio rural, surgiu dentro da Conferência Municipal de Cultura de Irati.

Casa do Papai Noel acende a magia do Natal

O Parque Aquático traz as cores e a alegria que marcam a data do nascimento de Jesus

Irati – Na última segunda-feira (06), Irati ganhou mais um ponto que remonta a magia desta época do ano: a Casa do Papai Noel. Localizada no Parque Aquático, a Casa do Papai Noel oferece a crianças e adultos momentos de encantamento. A decoração inspirada na fábula João e Maria e nas etnias italiana e alemã, traduz a alegria que enche os olhos e os corações.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mais de cinco mil pessoas atendidas pelo Sesc Cidadão – Justiça no Bairro

O projeto ofereceu serviços variados à população de baixa renda

Centro Sul – Pela primeira vez o município de Irati recebeu o projeto Sesc Cidadão – Justiça no Bairro. O evento realizado no último sábado (27) no Parque Aquático, contou com a parceria das prefeituras de Irati e Inácio Martins. A Comarca de Irati foi escolhida pelo Poder Judiciário devido ao grande número de processos acumulados no Fórum. Mais de cinco mil pessoas passaram durante todo o dia pelos estandes.
A coordenadora regional do Sesc Cidadão, Patrícia Stunitz, explica que o projeto Sesc Cidadão – Justiça no Bairro é uma junção do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o Poder Judiciário. “O Sesc organiza todo o evento e promove uma feira de serviços, enquanto os processos são atendidos pelos voluntários do Judiciário”, acrescenta Patrícia.


Câmara Municipal presta homenagens a Unicentro

Pessoas que fizeram parte da trajetória da Universidade receberam o reconhecimento

Irati – A noite da última segunda-feira (29) vai ficar marcada na história da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) campus Irati. Durante Sessão Solene realizada no Auditório Denise Stoklos, a Câmara Municipal de Irati prestou homenagem as pessoas que fazem parte da trajetória da Universidade e que lutaram pela sua implantação.
Recentemente a Unicentro completou 20 anos e durante esta caminhada algumas pessoas foram essenciais para que o sonho de ter em Irati uma universidade pública fosse concretizado. O primeiro homenageado da noite foi o ex-prefeito Anselmo Van Der Neut. Ele recebeu uma placa de reconhecimento pelo gesto de aquisição do terreno no qual a Unicentro veio a se instalar em Irati e pela luta junto ao governador do Estado na época, Álvaro Dias.

Edson Ferreira Sampaio recebe o Prêmio Colmeia de Ouro

Idealizado pela Alacs, o prêmio homenageia destaques nas artes, ciências ou letras

Centro Sul – Uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Irati marcou a entrega do Prêmio Colmeia de Ouro ao médico Edson Ferreira Sampaio. A cerimônia foi realizada na noite da última sexta-feira (26). O prêmio idealizado pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) presta homenagens a pessoas que se destacaram nas artes, ciências ou letras.
A Sessão Solene contou com a participação de acadêmicos da Alacs; do prefeito de Irati, Sergio Stoklos; do presidente da Câmara Municipal, Sidnei Jorge; e dos vereadores, Rafael Felipe Lucas e Ailton Laroca. Também se fizeram presentes familiares e amigos do homenageado.

Zezo Pontarolo assume a Prefeitura de Imbituva

Depois de dois anos de batalhas judiciais, Zezo tomou posse na última sexta-feira

Imbituva – Na última quinta-feira (25), o prefeito eleito em Imbituva, José Antônio Pontarolo (Zezo) e seu vice, Nilo Stadler foram empossados. Zezo foi eleito na eleição de 2008, mas teve o registro da candidatura cassado. A diplomação do prefeito ocorreu no último dia 24 (quarta-feira) no Fórum de Imbituva.
Zezo foi eleito com mais de 70% dos votos em 2008, mas em seguida, o Partido Popular Socialista (PPS), que tinha como candidato o então prefeito Celso Kubaski, apresentou pedido de impugnação da candidatura. Este foi julgado como procedente pelo juízo da 29ª Zona Eleitoral do Estado do Paraná, que indeferiu o pedido de registro de candidatura de José Antônio Pontarolo e de Nilo Stadler.

Família pede ajuda para reformar cas

Irati – Familiares de Fabiano Brito de Lima entraram em contato com o Jornal Hoje Centro Sul pedindo algum tipo de ajuda para que a casa onde ele mora com a mulher e mais dois filhos seja reformada. A família mora no bairro Lagoa, na Rua Joana do Nascimento Rosa, 55.
Segundo a mãe de Fabiano, Tereza Brito de Lima, a construção tem mais de 20 anos e foi erguida com madeiras já usadas. “A minha preocupação é que a casa venha a desabar caso tenha uma ventania”, conta Tereza. Outra questão que tem afligido a família é a fiação elétrica que devido ao mau estado de conservação pode causar um incêndio caso haja algum curto-circuito.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Homem que estuprou e matou adolescente é preso

Imbituva – Na segunda-feira (29), José Moacir Ferraz, conhecido como Zeco, 38 anos, foi preso em uma casa localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, na área central de Imbituva. O homem confessou ter estuprado e matado Giseli Talia Schveigert, 13 anos, na quinta-feira (25). O corpo da menina foi encontrado na sexta-feira (26) por populares, num matagal há aproximadamente 900 metros da casa da família, que fica na comunidade de Aterrado Alto, área rural de Imbituva.

Mulher é brutalmente assassinada em Rio Azul

Rio Azul - Na madrugada deste sábado (27), a equipe policial do Destacamento de Rio Azul recebeu a denúncia de que uma mulher encontrava-se numa residência com ferimentos graves na cabeça. Ao chegar no local citado, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, na Vila Diva, Jucinei Ivaskio, 28 anos, estava ferida, mas ainda apresentava sinais vitais. Ela foi encaminhada ao hospital, porém, não resistiu e veio a falecer.
A filha da vítima relatou aos policiais que durante a noite a mãe teve uma discussão com um amigo. No pátio da residência do suspeito foi encontrado um machado com fios de cabelo e sangue, porém ele não foi localizado.

Presos fogem da Delegacia de Rebouças

Rebouças – No domingo (28), dois detentos da Delegacia de Rebouças serraram as grades do solário e conseguiram fugir. Até a terça-feira (30) nenhum deles havia sido localizado. São fugitivos:
- Elton Carneiro, 33 anos, natural de Guarapuava;
- Luis Ricardo Ribeiro de Campos, vulgo “Coelho”, 19 anos, natural de Rebouças.

Homem é flagrado caçando pássaros

Irati – Por volta das 11h da sexta-feira (26), após denúncia a viatura Povo Vila São João se deslocou até a Rua Espírito Santo. No local, Rangel Mattoso estava de posse de uma espingarda de acionamento por mola, calibre não definido. Também havia uma gaiola com alçapão armado para captura de pássaros. Na frente da residência de Mattoso foram encontradas algumas gaiolas com pássaros da fauna silvestre. Diante dos fatos o autor foi encaminhado com os pássaros, as gaiolas e a arma de pressão para a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) para as medidas cabíveis. Na sequência, os pássaros foram repassados ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Operação localiza objetos dentro de celas

Imbituva - Na quinta-feira (25), a viatura da Rotam se deslocou até Imbituva para realizar uma operação “bate grade” na Delegacia do município. Nas celas foram encontrados os seguintes objetos: 19 estoques, quatro celulares completos, quatro celulares desmontados, um alicate, três tesouras, cinco baterias de celulares, seis carregadores de celulares, duas fontes e uma corrente.

Residência é destruída pelo fogo

Irati – Na tarde da quarta-feira (24), uma casa localizada na Rua Lino Esculápio, no bairro Rio Bonito em Irati ficou praticamente destruída após um incêndio. O fogo se alastrou rapidamente pela casa que tinha quatro cômodos, mas o Corpo de Bombeiros agiu rápido e evitou que as chamas atingissem outras residências que ficam bem próximas do local. Quatro pessoas moravam na casa, mas apenas uma mulher de 33 anos teve ferimentos leves e foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal.

Elenco profissional do Iraty realiza testes físicos visando ano de 2011

O elenco de profissionais do Iraty continua a preparação visando às disputas do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil 2011. Sob o comando do preparador físico Bruno Inarra, os atletas realizam treinamentos físicos em dois períodos. Os trabalhos de preparação física continuarão até o início do mês de dezembro, quando devem começar os primeiros treinos táticos e coletivos com o técnico Gilberto Pereira e sua comissão técnica.

Teixeira Soares recebe Ordem de Serviço

Teixeira Soares - No último dia (23), o prefeito Ivanor Luiz Muller acompanhado do deputado Artagão Júnior participaram da Escola de Governo em Curitiba, onde receberam a Ordem de Serviço das mãos do governador Orlando Pessuti referente ao Programa de Recuperação Asfáltica e Pavimento (Recap). Estes recursos serão utilizados para o recapeamento total das Ruas João Ribeiro dos Reis e parte do pavimento ao lado da Praça Pe. Fidélis Rotta. Sendo que a Prefeitura Municipal já licitou a referida obra tendo como vencedora a Construtora Tangará Ltda com sede na cidade de Irati, no valor global de R$ 207.187,82, devendo ser iniciada nos próximos dias.

Pagamento da Contribuição de Melhoria com desconto deve ser feito até 06 de dezembro

Irati - Termina no próximo dia 06 de dezembro, o prazo para que os contribuintes que receberam obras de pavimentação em suas ruas efetuem o pagamento da Contribuição de Melhoria com desconto de 20%.
Como prevê a legislação municipal, o pagamento da Contribuição de Melhoria pode ser feito à vista ou de forma parcelada e seu valor corresponde a 66% do custo do benefício recebido, ou seja, 66% do valor do asfalto ou do calçamento.
Para pagamento à vista, o desconto é de 20% sobre o valor devido. Há ainda opção de parcelamento em três vezes com desconto de 15% ou em seis vezes com desconto de 10%. Vale destacar que as obras recebidas oferecem mais comodidade e valorizam significativamente os imóveis.

Pagamento da Contribuição de Melhoria mobiliza moradores

Moradores alegam erro da Prefeitura no cálculo. A Prefeitura garante que há uma falta de entendimento por parte dos moradores

Irati – Nos últimos dias moradores dos bairros São Francisco I, Ouro Verde, Jardim Aeroporto, Stroparo, Lagoa, Nhapindazal, Vila São João e Alto da Glória receberam um comunicado acerca do valor que está sendo cobrado pela Prefeitura de Irati em forma de Contribuição de Melhoria, pelos serviços de pavimentação realizados.
A notificação causou impacto e 53 moradores do bairro Alto da Glória se reuniram na última sexta-feira (19) para discutir a Contribuição de Melhoria. Eles exigem esclarecimentos acerca da porcentagem cobrada e das formas de parcelamento.

Lixo reciclável vira brinquedo

Papelão, latas e garrafas pet são alguns dos materiais utilizados na confecção

Irati – Alunos da 7ªE e da 8ªD do Colégio Antonio Xavier da Silveira montaram uma exposição com brinquedos confeccionados com materiais recicláveis. A exposição é fruto do projeto desenvolvido pela professora da disciplina de Inglês, Enisionete Padilha Batista, para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Governo do Estado. A professora trabalhou o tema aquecimento global a partir de reportagens publicadas nos dois jornais de Irati.

Creas atende 130 crianças e adolescentes vítimas de violência

O atendimento é feito pelo Serviço de Atendimento a Criança e ao Adolescente Vítima de Violência, antigo Programa Sentinela

Irati – Desde 2006, o município de Irati conta com uma equipe especializada que presta atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que é um programa do Governo Federal oferece esse suporte através do Serviço de Atendimento a Criança e ao Adolescente Vítima de Violência, antigo Programa Sentinela.
Atualmente estão em andamento 130 casos de crianças e adolescentes que foram vítimas de algum tipo de violência. A equipe responsável pelos atendimentos é formada pela assistente social, Andréia Arsego; pela psicóloga, Maria Lúcia Lupepsa e pela educadora social, Cláudia Siquinel. Recentemente o advogado, João Fornazari Bini também começou a acompanhar os casos.