Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

População poderá acompanhar sessões da Câmara de Irati pela internet

Irati – Esta semana a Câmara Municipal de Irati lançou a sua página na internet: www.camaradeirati.pr.gov.br . O mecanismo vai possibilitar o acesso da população aos conteúdos discutidos durante as sessões e ainda, poder interagir com os vereadores através de críticas e sugestões.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Sidnei Jorge, através do site será possível os vereadores estarem mais próximos dos munícipes. “A nossa Casa Legislativa fica transparente, aberta e mais acessível. Nós poderemos interagir muito mais com os eleitores e com os munícipes que poderão ter acesso as ações dos vereadores”, afirma o presidente.

Dedicação e trabalho em 80 anos

Rebouças - Nesta terça-feira (21) o município de Rebouças completou 80 anos de emancipação política. Para comemorar a data a Prefeitura Municipal preparou festividades como a Escolha da Garota Rebouças 2010; XX Festival Reboucense de Música Popular e Sertaneja; Festival de Dança; Baile do Município; Baile da Primavera; Missa em Ação de Graças; Desfile Comemorativo e Show de Aniversário e também uma Sessão Solene com entrega de títulos aos cidadãos que fazem parte da história do município.
Sem dúvidas foi graças a muito trabalho e a conquistas que Rebouças hoje pode comemorar os 80 anos de emancipação política. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) de 2007, o município possui uma população de 14053 habitantes e 75% da sua economia provêm da agricultura.

80 anos e uma outra história

Rebouças – Para comemorar os 80 anos de emancipação política de Rebouças o Jornal Hoje Centro traz um outro ponto de vista sobre a história do município. O histórico que será apresentado é baseado em um trabalho elaborado por Élcio Wszolek, intitulado “Rebouças: Ocupação do território – Uma breve análise”.
Os pioneiros no povoamento de Rebouças começaram a se instalar no município a partir da segunda metade do século XIX, motivados pelo processo de expansão de povoação do Paraná. Esses grupos buscavam terras para serem exploradas, e mais tarde foram estimulados pela passagem da ferrovia São Paulo - Rio Grande do Sul na região.
Esse período foi fundamental para a consolidação do povoamento do município, neste contexto são apresentados alguns moradores: Lourenço Mourão, Coronel José Afonso Vieira Lopes, Simão Domingues da Luz, Miguel Soares Franco, Hortêncio de Melo e Padre Vicente Guarnieri.

Campanha Pessoas e Empresas Amigos da Criança 2010 é lançada

Além da destinação do Imposto de Renda, o Fundo também pode receber recursos de doações espontâneas

Irati - No ano de 2005, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati (CMDCA), formulou estratégias de incentivo a Destinação dos Recursos do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FMDCA), conforme preconiza a Lei Federal 9.532 de 10/12/97 e Instrução Normativa da Receita Federal n°258 de 17/12/2002.
O CMDCA realizou um planejamento a fim de ampliar a manutenção dos projetos das entidades socais já existentes e promover novas ações em favor da infância e juventude de Irati. Também foi aberta conta específica na Agência do Banco do Brasil nº 27209-4 - Ag. 0182-1. Com os recursos angariados, as instituições sociais que atuam na área da infância e adolescência, puderam desenvolver ações que culminaram no desenvolvimento humano e na proteção integral conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8069/90. Além da destinação do Imposto de Renda, o Fundo também pode receber recursos de doações espontâneas.

Procon alerta sobre compras pela internet

As empresas que vendem pela internet devem seguir os mesmos critérios das lojas “físicas”

Irati – A facilidade de fazer compras pela internet e receber os produtos em casa tem atraído cada vez mais consumidores. Porém, junto com as vantagens também surgem alguns problemas como entrega fora do prazo e defeitos nos produtos. Em Irati, o Procon tem registrado reclamações principalmente com relação a entrega, por isso é necessário que ao comprar algo via internet o consumidor fique atento.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Índices de mortalidade materna em Irati são preocupantes

Irati – No último sábado (18), foram desenvolvidas atividades em Irati do movimento “Levante-se e faça a sua parte pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O foco foi o objetivo de número 5: reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.
O movimento Levante-se é articulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em todos os continentes para mobilizar ações visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Segundo o articulador regional do Movimento, José Molinari Filho, dos oito objetivos, sete já foram cumpridos e o único que a meta não foi alcançada é em relação à saúde das gestantes.

Iratiense é campeã paranaense de ciclismo de pista

Irati – No último final de semana (17, 18 e 19) a ciclista iratiense, Karen Andressa Stroparo, sagrou-se campeã paranaense de ciclismo de pista. As provas foram muito disputadas e envolveram atletas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O evento ocorreu no Velódromo de Curitiba e foi organizado pela Federação Paranaense de Ciclismo.

Boatos sobre a morte de Rosa Belo se espalham pela cidade

Irati – No último dia 07 de setembro, faleceu Rosa de Fátima Batista Belo, popularmente conhecida como Rosa Belo, desde então muitos boatos surgiram em Irati de que ela teria sido sepultada ainda viva. Os comentários ainda abordavam que o túmulo e o caixão foram abertos e que Rosa estava arranhada, e seu corpo estava em posição invertida, como se ela tivesse tentado sair.
Segundo informações fornecidas pela Rádio Najuá, o funcionário do Cemitério Municipal de Irati, Estevão Martins dos Santos, conta que Rosa foi velada na capela do cemitério e sepultada no dia seguinte, às 10h, e que familiares acompanharam todo o processo.

Nota da PM em relação ao uso de cadeirinhas

Devido a várias dúvidas de usuários e conforme a Deliberação nº100, de 02/09/10, sobre o transporte de crianças menores de dez anos em veículos originalmente fabricados com cintos de seguranças de dois pontos a Policia Militar esclarece:
O transporte de crianças com idade inferior a dez anos poderá ser realizado no banco dianteiro do veículo, com o uso do dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura (cadeirinha) nas seguintes situações:

Sobrinhos colocam fogo em carro do tio

Irati – Por volta das 22h do domingo (19), a senhora Zeni, moradora do Bairro Marcelo, informou a equipe da PM que dois sobrinhos do seu marido Plínio Miguel Correia, foram até a residência do casal armados com arma de fogo e com um facão e colocaram fogo no veículo Belina de placas AEQ2467. O veículo queimou por completo, o motivo que levou os sobrinhos a queimar o carro forma dívidas.

Homem lança veículo contra motocicleta de empresa de segurança

Irati – No sábado (18), um funcionário de uma empresa de segurança acionou a PM após avistar o veículo GM/Omega, placa CDD0033, que eram ocupados por cinco homens que estariam com atitude suspeita, em um posto de combustível que a empresa monitora.
Após ativar a PM, o funcionário acompanhou o veiculo a certa distância, quando o veículo empreendeu fuga na contramão da direção e o condutor Emerson Luciano dos Santos, lançou o veículo contra a motocicleta. O funcionário da empresa foi encaminhado a Santa Casa com ferimentos leves.
No teste do bafômetro, Emerson foi flagrado com 0,71 mg/l. Junto com ele foram encaminhados para a Delegacia de Irati: Josimar Manosso, Luis Alexandre Santos, Jamerson Machado Santos e Jackson Luiz Diniz. Ainda foi constatado que Josimar Manosso portava em seu bolso "uma pequena quantidade de substancia análoga a maconha", sendo que ele declarou que é usuário. Josimar foi então conduzido ao cartório da 2ª Companhia da PM para elaboração do termo circunstanciado.

Condutor embriagado e sem CNH tenta fugir da PM

Irati – Na madrugada de sábado (18), a viatura Povo Centro efetuava patrulhamento na Rua Trajano Gracia quando deu ordem de parada para uma moto Yamaha AMH 1656, conduzida por Jose Edionei Mattozo. Ao avistar a PM, Mattozo tentou se evadir do local, mas foi abordado na Rua Rondônia, Vila São João. A equipe policial verificou que o motociclista não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o teste de etilômetro acusou 0,90 miligramas de álcool por litro de sangue. Matozzo foi encaminhado a Delegacia de Irati.

Motociclista fica gravemente ferido na PR 153

Irati – Por volta das 19h, da sexta-feira (17), José Alessandro da Fonseca, 30 anos, ficou gravemente ferido após colidir frontalmente sua motocicleta Honda ML 125, placas de Irati, com um Fiat Uno, placas de Irati, conduzido por Luiz Candido Soares, 58 anos. Fonseca se deslocava pela PR153, no trecho Irati a Rebouças, próximo a um posto de combustível, quando colidiu de frente com o veículo. O motociclista foi levado para a Santa Casa de Irati com ferimentos graves.

Mulher cai em golpe via mensagem de celular

Guamiranga – Ainda na sexta-feira (17), uma mulher compareceu ao Destacamento de Guamiranga relatando que recebeu uma mensagem em seu celular informando que havia sido contemplada no sorteio “Torpedão Campeão”, cujo prêmio seria de R$ 160mil. Ainda de acordo com a vítima, para receber o valor, ela deveria repassar o código de dois cartões de recarga de celular para cada operadora (Tim, Claro e Vivo). Após fazer isso ela efetuou um depósito de R$ 350 em uma conta corrente que seria doação para o programa “Criança Esperança”. Só depois de um certo tempo ela notou que havia caído num golpe de estelionatários.

Trabalhador do DER morre atropelado

Centro Sul – Na sexta-feira (17), na PR 487, Distrito de Três Bicos, em Ivaí, o iratiense Amilton Crespim, 54 anos, perdeu sua vida ao ser atropelado por um caminhão Mercedes Benz do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR). O caminhão era conduzido por Alcebiades de Ramos Andrade, 60 anos, os dois são funcionários do DER e trabalhavam no cascalhamento de uma estrada. Amilton sinalizava para o condutor do caminhão dar marcha ré para descarregar uma carga de cascalho, quando tropeçou e caiu. Alcebiades não teve tempo de parar o veículo, que passou por cima da vítima.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Maçonaria contra as drogas em favor da vida

O Estado como grande protetor social e preocupado com o enfrentamento dos problemas relacionados com as drogas, implementou uma série de novidades ao promulgar a Lei 11.343 de 23 de agosto de 2006. Dentre elas, destacamos a pretensão de se introduzir no Brasil uma sólida política de prevenção ao uso de drogas, de assistência e de reinserção social do usuário, eliminação da pena de prisão ao usuário, rigor punitivo contra o traficante e financiador do tráfico, clara distinção entre o traficante “profissional”, dentre outras novidades. No entanto sabemos que os desafios são muitos, não podemos deixar apenas a cargo do Estado esta difícil tarefa que é de todos nós, embora muitas vezes viremos os rostos e não queremos acreditar que a solução esteja em nós mesmos, isso ocorre geralmente até o momento em que o problema nos atinge diretamente.

Stoklos coordena apoio suprapartidário em Irati

Irati - No último sábado (18), foi aberto publicamente por lideranças políticas locais, o espaço de apoio suprapartidário a candidatos que defendem as causas de Irati. As instalações do prédio onde já está funcionando, desde então esta frente de sustentação e divulgação, na Munhoz da Rocha, 333 (antiga Loja Port), foram pequenas para abrigar o público que compareceu ao seu lançamento, na manhã do dia 18. Ao Governo Estadual o apoio é para o candidato Osmar Dias, para a Presidência da República, Dilma Roussef, e para as duas vagas ao Senado, os nomes embasados pela presente corrente política são Roberto Requião e Gleisi Hoffmann.

Limpeza e recuperação de rios aconteceram numa extensão de 41,8 km

Irati - A Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente está coordenando o trabalho de limpeza do Rio das Antas e seus afluentes que, nos últimos dias, foi realizado no Arroio dos Perreiras. Com o apoio de uma escavadeira hidráulica, o excesso de terra que causa assoreamento está sendo retirado. Materiais como pedras, sujeira e pneus, que prejudicam o curso normal da água, também estão recebendo destinação adequada – para evitar o retorno ao leito do rio, são transportados a outros lugares.

Emater de Fernandes Pinheiro promove curso de regulagem de plantadeiras

Aulas teóricas e práticas ajudam a melhorar o desempenho dos equipamentos agrícolas e aumentam a vida útil das máquinas

Fernandes Pinheiro - Através da parceria da Emater com o Senar/PR, e com apoio da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro, ocorreu no último sábado (18), na comunidade de Assungui, com a participação de 15 alunos, um curso de capacitação sobre Regulagem de Plantadeiras movidas a trator. Essa parceria reforça a importância de preparar mão-de-obra especializada.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lula sanciona lei que cria o Fundo de Catástrofe

Um estudo comprova que a cada 20 safras, o agricultor perde quatro por problemas climáticos

Centro Sul - O presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou no dia 26 de agosto a lei que autoriza a criação do Fundo de Catástrofe que vai aplicar até R$ 4 bilhões na cobertura suplementar dos riscos de seguro rural. O objetivo do fundo é dar mais segurança às empresas para aumentarem a oferta de seguros rurais em regiões de clima instável ou para culturas mais sensíveis a mudanças climáticas.

Entenda o que é a Maçonaria

Entre as atividades assistenciais praticadas pelos Maçons está a administração do Asilo Santa Rita

Irati - Em entrevista ao Jornal Hoje Centro Sul, a Loja Maçônica União e Progresso de Irati explica os princípios e as atividades desenvolvidas dentro desta sociedade.
A Maçonaria é, em resumo, a caridade para com todos. Seus membros procuram viver segundo a regra de ouro: “fazei aos outros aquilo que desejais que vos façam”. Ser Maçom é amar o seu país, servir à Deus com reverência, tratar os familiares com brandura e afeto, ter humildade, ajudar os fracos e desvalidos da sorte. Ser maçom é praticar as virtudes cardeais.

Companhia Independente de Irati depende da sanção de Pessuti

Foram apresentados pelo Governo do Estado dois projetos que reestruturam a Polícia Militar e aumentam o efetivo em todo o Paraná

Centro Sul – Nesta segunda-feira (13), a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em 3ª votação dois Projetos de Lei apresentados pelo Executivo Estadual que tratam da modernização da Polícia Militar no Paraná. Em um dos PL aprovado, está incluída a criação da Companhia Independente da Polícia Militar em Irati.

Cerca de 45% dos inscritos no Vestibular de Primavera tem menos de 18 anos

Junto com a pouca idade, para muitos vêm a dúvida sobre o curso escolhido

Centro Sul - Nos dias 12 e 13 de setembro a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) realizou o Vestibular de Primavera. Ao todo foram 5969 inscritos no vestibular que ocorreu nas cidades de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.
No primeiro vestibular de 2011, em Irati, o curso mais concorrido é Psicologia, com 15,93 inscritos por vaga, e a segunda maior procura é em Administração (noite), com 10,6. No Campus Santa Cruz, em Guarapuava, os cursos mais concorridos são Publicidade e Propaganda, com 13,5 candidatos por vaga, e Administração (noite), com 12 inscritos/vaga. No Campus Cedeteg, também em Guarapuava, o curso mais procurado foi Medicina Veterinária, com 19,28 vestibulandos por vaga, seguido de Agronomia com 14,36 candidatos/vaga.

Plantão para atender interessados pelo Refis ocorrerá sábado

Irati - A Secretaria Municipal de Finanças de Irati comunica que estará atendo no sábado (18), os interessados em participar do Programa de Recuperação Fiscal de Irati (Refis). O plantão para facilitar que pessoas físicas e jurídicas em débito com tributos municipais optem pelo Refis será das 9h até as 16h, ininterruptamente, ou seja, sem pausa no horário de almoço.
Podem ser incluídos no Refis tributos vencidos até 31 de dezembro de 2009. São oferecidas duas opções para quitação dos débitos: parcelamento ou pagamento à vista. Outras informações sobre o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Irati, Refis 2010, poderão ser obtidas com o Departamento de Tributação da Prefeitura Municipal de Irati, telefones (42) 3907-3025; 3907-3028; 3907 3027 e 3907 3331.

Irati realiza atividades para melhorar a saúde das gestantes

Orientações sobre saúde e ioga fazem parte da programação que acontecerá no dia 18 de setembro

Irati - O município de Irati participará dia 18 de setembro do Movimento “Levante-se e faça a sua parte pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O Movimento Levante-se é articulado pela ONU em todos os continentes para mobilizar ações para o alcance dos ODM. No Paraná, o foco das atividades será o Objetivo 5 (Melhorar a Saúde Materna), que ainda falta ser alcançado no estado.
Em Irati, as gestantes participarão de uma sessão de ioga, atividades e ao final será realizado um bingo para a distribuição de vários brindes oferecidos pelos patrocinadores do evento. O evento será no Parque Aquático, a partir das 15h. Além disso, haverá atividades recreativas para crianças.

Estradas rurais recebem manutenção

Irati - Equipes de funcionários da Prefeitura Municipal de Irati trabalham diariamente para atender as necessidades dos produtores rurais no que se refere à manutenção de estradas, construção e reformas de pontes e bueiros. Entre os dias 01 de agosto e 10 de setembro diversas localidades do interior receberam serviços deste tipo.
Foram executados pela Secretaria Municipal de Viação e Serviços Rurais ou Pátio de Máquinas retoques com cascalho nas estradas de Guamirim, Rio Corrente, Caratuva, Rio do Couro, Faxinal da Luz e Estrada dos Cochos – Alvorada. Houve também abertura de vias, cascalhamento e retoques em pontos críticos em Serra dos Nogueiras e Serra do Papuã.

Apae de Irati participa do XIX Jogos Recreativos Regionais

Irati - No dia 01 de setembro a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Irati esteve presente nos XIX Jogos Recreativos Regionais das Apae’s, na cidade de Guamiranga, e foi representada por 76 pessoas, entre alunos, acompanhantes e professores. Participaram também as Apae’s de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Teixeira Soares, Imbituva, Mallet, Prudentó-polis, Rebouças, Rio Azul e Inácio Martins.
O evento reuniu aproximadamente 500 alunos na faixa etária de quatro a 60 anos, que participaram das seguintes provas: boca do palhaço, boliche, arremesso no pneu, cabo de guerra, dança da cadeira, lance livre, corrida do saco e pênalti. Neste ano foi criada a prova do boliche adaptado, visando promover a maior participação dos alunos cadeirantes.

Alacs divulga resultado do 1º Concurso Literário de Irati

Centro Sul – A Academia de Letras, Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) divulgou o resultado do Concurso Literário promovido pela Acadêmia com apoio da Fundação Denise Stoklos, Prefeitura Municipal de Irati, Núcleo Regional de Educação/Irati e Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais.
Foram cerca de trezentas inscrições, cujo tema foi Irati. Participaram candidatos de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranavaí, Rebouças, Imbituva, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina.
Os classificados receberão seus troféus e diplomas em 20 de novembro de 2010, (sábado) às 16 horas, no Centro Cultural Clube do Comércio. Na oportunidade também haverá o lançamento do livro com os textos premiados.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cobrança de PIS e Cofins na conta de luz é ilegítima

Uma decisão do STJ publicada em maio determina que o valor não deve ser repassado ao consumidor

Centro Sul – Todos os meses recebemos em nossas residências a fatura para pagamento da energia elétrica consumida. Porém, o que muitos não sabem é que os valores relativos ao PIS e à Cofins não deveriam ser repassados para nós consumidores. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou em 13 de maio deste ano, uma decisão na qual considera ilegítima a cobrança dos valores.
O advogado Gustavo Teixeira Pianaro explica que de acordo com a legislação tributária quem deve arcar com os valores relativos ao PIS e à Cofins não é o consumidor final, e sim, a empresa que produz energia, que a distribui e a revende, no caso aqui da região, a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

“Nossa Escola” realiza atividades de inclusão social

Centro Sul - De 21 a 28 de agosto foi comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante estes dias a Escola de Educação Especial “Nossa Escola” - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Irati realizou atividades que garantiram além da diversão dos alunos, a oportunidade da inclusão social.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla deste ano teve como tema “Autogestão e Autodefensores: conquistando caminhos para ser e conviver”.

Estatísticas apontam redução de 30% nas ocorrências

Os dados foram apresentados pelo capitão Taborda na reunião semestral da PM

Centro Sul – Entre os dias 25 e 27 de agosto todo o efetivo da 2ª Companhia de Polícia Militar de Irati (PM) esteve reunido na Câmara Municipal de Irati. A reunião semestral teve como objetivo rever alguns conceitos e atualizar os policiais principalmente nas questões de gerenciamento de crises e negociação em ocorrências de alto risco. Durante a oportunidade foram repassados dados estatísticos que apontam uma redução de aproximadamente 30% no número de ocorrências atendidas em toda a região.
Além do comandante da 2ª Companhia, capitão Renato dos Santos Taborda, as reuniões tiveram a participação do delegado da 41ª Delegacia de Polícia Civil de Irati, Osmar de Albuquerque Pontes Júnior.

90% dos conflitos no Procon são resolvidos com conciliação

Hoje a maior parte das reclamações se refere aos serviços de telefonia fixa

Irati – O órgão de defesa do consumidor, o Procon, está instalado em Irati há 13 anos e já resolveu ao longo da sua história muitos conflitos. Hoje, o Procon/Irati tem apenas dois funcionários, mas tem conseguido aliar a educação para o consumo com a solução de conflitos.
Segundo o coordenador do Procon Irati, Ronaldo Evangelista, o principal trabalho do órgão dentro do município é a conciliação. “Nós temos em torno de 90% dos conflitos resolvidos com acordos entre o consumidor e a empresa ou prestador de serviços. Como estamos aqui há 13 anos, milhares de pessoas já foram atendidas por nós e tiveram suas demandas resolvidas através de uma conciliação”, explica Evangelista.

Prefeitura toma medidas para ampliar a segurança e limpeza no Cemitério

Irati - A Prefeitura Municipal de Irati comunica a população que a partir do dia primeiro de setembro o acesso ao Cemitério Municipal deverá ser feito apenas através da Rua Expedicionário José de Lima. O portão da Rua Doutor Correia permanecerá fechado e o acesso através do pátio da Igreja São Miguel será possível apenas aos sábados e domingos. Tal decisão foi uma das medidas adotadas pela administração municipal para coibir o trânsito de pessoas que realizam atos inadequados no local.

Melhorias gerais na região de Guamirim chegam a 40 km

Irati - Há cerca de dez dias tiveram início serviços de adequação e patrolamento em estradas gerais da região de Guamirim, em Irati. Duas patrolas, três caminhões basculantes e uma pá carregadeira estão trabalhando intensamente nos pontos críticos das estradas locais e aproveitando o período de pouca chuva para sanar problemas persistentes na região.
Em grande parte, os trechos mais afetados das estradas estão em baixadas, onde há muita sombra das árvores. Nestes locais, a falta de sol facilita a permanência de umidade e o tráfego de veículos pesados favorece o aparecimento de atoleiros nas estradas rurais.

Leitura para todos

Rio Azul - A Escola Municipal Professora Vanda Hessel Ensino Fundamental de Rio Azul, acaba de adotar a “Biblioteca Móvel” como mais um de seus instrumentos pedagógicos, onde esta se trata de um carrinho decorado com temas de histórias infantis, recheado de livros. A Biblioteca Móvel não tem hora marcada para adentrar a sala de aula, e tem como principal objetivo aguçar ainda mais o interesse e o hábito dos educandos pela leitura.

Dia de luto e luta pela Educação

Rebouças - O dia 30 de agosto foi marcado como o dia de luta para os professores da rede estadual. A mobilização acontece há 22 anos, lembrando a violenta repressão contra os professores em1988. Neste ano, a mobilização foi um alerta: ’30 de agosto: pelo avanço, contra o retrocesso’.
Em Rebouças, este foi o primeiro ano em que professores da rede estadual de ensino aderiram à greve, fazendo uma passeata pelas principais ruas da cidade, não havendo aulas naquela data.

Casa da Leitura em Guamirim: Ler e Aprender, o Mundo em Nossas Mãos

Irati - Na última sexta-feira (27), foi inaugurada a Casa da Leitura em Guamirim, crianças, adolescentes, jovens, pais, professores, lideranças e autoridades do município de Irati, estiveram presentes, prestigiando e valorizando esse evento, que teve como grande finalidade criar um espaço de incentivo e valorização à leitura, bem como suscitar maior conscien-tização sobre sua importância.

Apoio a familiares de alcoólatras e drogados é oferecido no CRAS da Vila São João

Irati - O CRAS da Vila São João convida as pessoas que têm familiares dependentes do álcool ou de drogas para participar das reuniões do Alanon - Grupo Esperança, todas as terças-feiras, a partir das 13h. O Alanon é um encontro coordenado por membros da Paróquia Perpétuo Socorro, com apoio da equipe do CRAS, que auxilia homens e mulheres cujas vidas foram afetadas pela maneira de beber de um familiar ou amigo.