Notícias de toda a região Centro-Sul do Paraná. Sugestões de pautas, fotos ou artigos podem ser enviados para o e-mail: marinalukavy@gmail.com

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Câmara Municipal terá que decretar a perda do mandato de Vicente Solda

Rio Azul - O Juízo de Direito da Comarca de Rebouças, no Centro Sul do Paraná, acaba de deferir pedido do Ministério Público do Paraná e determinou à Câmara Municipal de Rio Azul a decretação da perda do mandato, no prazo de três dias, do atual prefeito da cidade, Vicente Solda, por atos de improbidade administrativa praticados ainda em um mandato anterior, entre 1999 e 2002, com a contratação irregular de servidores municipais – entre eles o próprio vice-prefeito da antiga gestão, o médico Alexandre Burko, igualmente condenado por improbidade. A condenação transitou em julgado conforme reconheceu ontem (30) o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, pelo que dela já não cabe qualquer recurso. Assim, diante da suspensão dos direitos políticos do prefeito por cinco anos, caberá ao Legislativo Municipal dar posse ao atual vice-prefeito.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Requerimento solicita a instalação de semáforos para pedestres

De autoria do vereador Sidnei Jorge, o requerimento visa aumentar a segurança no trânsito

Irati – Na Sessão da Câmara Municipal de Irati realizada na segunda-feira 16, o vereador e presidente da Câmara, Sidnei Jorge, apresentou o requerimento 197/2010 solicitando estudos para a implantação de semáforo para pedestres no município, com a finalidade de aumentar a segurança no trânsito.

Exposição "Diversidade" mescla materiais e técnicas

A artista plástica iratiense, Rosane Marochi, expõe as variantes do seu trabalho

Irati - Esta aberta à visitação na Casa da Cultura a exposição "Diversidade" da artista plástica iratiense, Rosane Marochi. Quem for até o local poderá apreciar obras com diferentes materiais e técnicas utilizadas pela artista, além de conferir os primeiros traços dos alunos de Rosane.

Catarina Valenga: da Polônia para o Riozinho

Irati – A nossa região é composta por muitos traços da imigração eslava, e conhecer a história destes imigrantes nos faz entender como se deu a construção do que somos hoje. Catarina Valenga tem 80 anos e vive ao lado de seu marido Gaspar Valenga, no bairro Riozinho.
Na década de 1920 a Polônia foi atacada e muitas famílias fugiram para a Iugoslávia para não se submeter às condições impostas. A mãe de Dona Catarina, então grávida, resolveu deixar o marido e partir para a Iugoslávia junto com seus pais. Lá tiveram a oportunidade de imigrarem para o Brasil num navio inglês fretado pelo governo brasileiro. “Viemos como imigrantes oficializados”, explica.

Coral e Quarteto Paz se apresentam em Irati nesta sexta

Irati – O Clube do Comércio será palco da apresentação do Coral e Quarteto Paz nesta sexta-feira (27) a partir das 19h30. Além deles, o Coral Canta Irati estará fazendo a abertura do evento.

Engenheiros de Irati em Cuiabá

Cuiabá - Do dia 22 a 28 de agosto, na cidade de Cuiabá (Mato Grosso), está sendo realizada a 67ª SOEEA (Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), concomitantemente com o 7º Congresso Nacional de Profissionais de Engenharia.
O evento conta com a participação de 2500 pessoas de todo o Brasil, representando os 805.000 profissionais. As áreas abrangidas são Geografia, Geologia, Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Química e Segurança do Trabalho. Ao todo, estima-se que serão mais de 25 mil visitantes ao evento.

Ciclista iratiense participa da Copa Smel em Curitiba

Irati – A ciclista iratiense, Karen Andressa Stroparo, vem se destacando dentro do ciclismo paranaense. Na Copa Smel de Pista que foi realizada no dia 15 em Curitiba, participaram atletas de todo o estado e Karen ficou com o 2º lugar geral.

Empate em Pelotas classifica Iraty para a próxima fase

Gol de Renê a dez minutos do fim do jogo garante empate em 2 a 2

Irati - Ao entrarem em campo no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas, na tarde de domingo (22), tanto o time da casa como o Iraty sabiam da importância do jogo válido pela última rodada da primeira fase da Série D do Brasileirão. Como o Metropolitano já havia conquistado uma das vagas disponíveis à próxima fase, restava apenas a disputa da segunda posição do Grupo 10, entre Pelotas e Iraty. Jogando com a vantagem do empate, o time iratiense soube suportar a pressão dos donos da casa e mesmo sofrendo a virada no segundo tempo, teve forças para conseguir o resultado que garantiu ao Azulão à classificação a segun-da fase da competição, onde a equipe terá como adversário o Joinville/SC, clube que terminou na liderança da chave 9, com 11 pontos ganhos.

Ginásio de esportes com 4,9 mil m² será construído em Irati

Irati - Um novo ginásio de esportes, com capacidade para 3 mil pessoas será edificado em Irati, em terreno de 9.293 m2 localizado na Avenida Perimetral João Stoklos. Este espaço esportivo terá 4.961,55 m2 de área construída, onde haverá quadra poliesportiva, arquibancadas, palco, camarim, coxia, lavanderia, depósitos, vestiários, sala de primeiros socorros, pátio coberto com 234,5 m2, biblioteca com internet, sala de lutas, sala de yoga, sala de ginástica, 04 salas multifuncionais, sanitários, galeria de troféus e área administrativa. Em anexo à obra haverá estacio-namento com 170 vagas, em área de 5.299,00 m2, além de jardins e arborização.

9º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil

Irati - A Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo parabeniza seus alunos que foram premiados no 9º Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-juvenil (2010), classificação categoria infantil (até 10 anos de idade):
4º lugar: Paloma Ferreira
6º lugar: Eduarda Vieira Penteado
9º lugar: Luigi Carlon Korzawski De França
Menções Honrosas - Categoria Infantil(até 10 anos de idade)
Cristian Monteiro De Almeida
Leandro Gabriel M.C. Chagas
Parabeniza também as professoras desses alunos: Cleidi Ap. R. Cordeiro, Lislaine Ap.Krupczak e Marcia P. Leuch.
Agradecimentos especiais para as professoras Dorotéia Miskalo e Teresa Delong que estiveram na Escola trabalhando os haicais com os alunos.
Valeu pela conquista!!!

“Cidade Iluminada” chega às principais ruas de entrada de Irati

Irati - Prossegue em Irati o Projeto “Cidade Iluminada”, dotando Centro e bairros da cidade de melhor aspecto urbano e seguran-ça, através de moderna iluminação. A atual etapa dos serviços está acontecendo nas duas principais entradas de Irati, a Rua Dona Noca, a partir do final da Alameda Virgílio Moreira, e Ladislau Griczinski, na Colina Nossa Senhora das Graças.

Alunos visitam unidade de extração de xisto da Petrobrás

Irati - No dia 17 (terça-feira), os alunos da 4ª séria da Escola Municipal Luiza Zarpellon, fizeram uma visita à unidade de extração de xisto da Petrobrás em São Mateus do Sul. Com o apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Irati, as crianças puderam aprender mais sobre o processo utilizado pela empresa na transformação do xisto em combustíveis e outros materiais utilizados no dia-a-dia, inclusive na a lavoura.

SOS Amigo Bicho pretende construir Pronto-Socorro

A prioridade da ONG é realizar castração em massa para diminuir o número de animais nas ruas

Irati – Nesta segunda-feira (16) foi aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei 105/2010 do Executivo Municipal, que trata da concessão de direito de uso de um terreno pela Organização Não-Governamental (ONG) SOS Amigo Bicho. A prioridade da entidade é construir um Pronto-Socorro para animais onde possa ser realizada castração em massa.

Suplementos não substituem a alimentação saudável

As promessas de resultados geralmente não possuem qualquer respaldo científico

O uso de suplementos alimentares cresce a cada dia no mercado e milhares de pessoas, inclusive atletas, buscam esse tipo de produto na esperança de mais saúde, beleza e rendimento. As promessas de resultados feitas pelos fabricantes geralmente, não possuem qualquer respaldo científico ou são embasadas em pesquisas encomendadas.

Projeto visa a implantação de Calçadão

Irati – O vereador José Ronaldo Ferreira (Ronaldão) apresentou na Sessão da Câmara de Irati realizada na última segunda-feira (16) uma planta de adequação elaborada pela Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati (Areci), através do engenheiro Dagoberto Waydzik, da possível implantação de um Calçadão na Rua XV de Novembro.

80 alunos recebem certificado de inclusão digital

Irati – Na sexta-feira (13), 80 alunos do curso de Inclusão Digital desenvolvido pela Secretaria de Bem Estar Social de Irati receberam os certificados de conclusão. O curso teve duração de um ano e envolveu alunos de 30 bairros do município que foram selecionados mediante critérios socioeconômicos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sobram vagas no Albergue de Irati

A média de atendimento é de 30 pessoas por mês, mas poderiam ser atendidas até 100

Irati – Com uma capacidade para atender até 100 pessoas por mês, o Albergue Municipal de Irati registra uma média de 30 atendimentos. Além de oferecer o pernoite, são disponibilizadas refeições como jantar e café da manhã, e banho.
De acordo com a assistente social responsável técnica pelo albergue, Simone Anciut Pires, o que causou uma diminuição no número de pessoas que precisam pernoitar no local, é o fato de terem surgido novas casas assistenciais como a Casa de Apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde e a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci).

Projeto visa reativar a Guarda Mirim de Irati

O projeto “Uma chance para o futuro” foi idealizado por Orlando Luiz Azevedo

Irati
- A Associação dos Moradores do Bairro Rio Bonito, presidida atualmente por Jorge Luiz Ruteski, é uma entidade considerada de utilidade pública pela Lei Municipal 2157, de 15 de dezembro de 2004. Um dos melhores projetos sociais dessa entidade é a Guarda Mirim, que iniciou suas atividades em 2002 e deixou de funcionar a partir de 2009, por absoluta falta de recursos.

Mano Menezes deixou lições de responsabilidade no Iraty

Principais lembranças do treinador se referem à seriedade e o comprometimento com o trabalho

Irati
- O atual técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, esteve à frente do Iraty Sport Club por um curto período de quatro meses em 2003. O objetivo era levar o time a fase final da Série C do Campeonato Brasileiro, mas Mano conseguiu maus resultados: uma vitória, um empate e quatro derrotas. Mesmo assim ainda é lembrado por aqueles que com ele conviveram, como exemplo de seriedade e comprometimento.

Gleisi e Vanhoni fazem campanha em Irati

Os candidatos estiveram num café da manhã organizado pela vice-prefeita Marisa Lucas

Irati – Na última sexta-feira (06), foi organizado um café da manhã no Salão de Festas Luiza Sedoski onde estiveram presentes a candidata ao Senado, Gleisi Hoffmann (PT) e o candidato a deputado federal, Ângelo Vanhoni (PT). O encontro organizado pela vice-prefeita de Irati, Marisa Massa Lucas, reuniu empresárias, professoras e donas de casa.

Casamento Comunitário une 32 casais

Fernandes Pinheiro - A Secretaria do Bem Estar Social de Fernandes Pinheiro promoveu no último sábado (07), a oficialização da união de 32 casais. A comemoração foi com direito a decoração impecável do salão, buquê de rosas para as noivas, brinde com champanhe e o tradicional Bolo dos Noivos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Agenda Parlamentar apresentou propostas para a região

Sugestões de melhorias nasceram das discussões entre profissionais do CREA de todo o estado

Centro Sul – Na última sexta-feira (06), representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizaram em parceria com entidades de classe e com a Associação de Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) a Agenda Parlamentar, na sede da Associação.

Nota aos motoristas de veículos de carga

Senhores motoristas, os senhores tem notado que a nossa cidade possui várias placas de sinalização que regulamentam horários para carga e descarga, principalmente na área central da cidade onde há maior concentração de comércio. A Policia Militar orienta e pede a colaboração de todos para que sejam seguidas as orientações destas placas, onde o não cumprimento destas pode gerar multa prevista pelo código de trânsito.

Homem é preso por receptação

Irati - A equipe da Rotam prendeu na tarde da segunda-feira (09), na Rua dos Lírios, no Jardim Planalto, Ademir Jorge Batista Junior, vulgo "Gugui" ou "Xuxuzinho", 23 anos, pelo crime de receptação de objeto furtado. Segundo denúncias, ele estava circulando pelas ruas do bairro com uma motocicleta Honda CG 125 Titan, de cor preta, de placa AKE-9221, de Curitiba.

Polícia Rodoviária atendeu cinco acidentes no domingo

Centro Sul - A Polícia Rodoviária de Irati atendeu a cinco acidentes no último domingo (08). O primeiro foi às 12h20, quando houve a queda de um motociclista na rodovia PR 153 Km 344, entre as cidades de Irati e Rebouças. O motociclista sofreu apenas ferimentos leves.

Acidente deixa duas mulheres feridas

Irati - No sábado (07), aconteceu um grave acidente na BR 277, próximo ao principal trevo de acesso a Irati. Um veículo Fiat Siena, placas AMU6240, conduzido por Ederson Batista Dias, colidiu com uma caminhonete Mitsubishi, placas ARM4595, de Teixeira Soares, que era conduzida por Francisco Jacoby.

Motorista embriagado faz manobra brusca

Irati - Na quinta-feira (05), por volta das 22h, a equipe da PM flagrou o veículo Opala, placas BQR 4209, realizando uma manobra brusca (zerinho) em via pública. Ao avistar os PM's o condutor Tiago Braatz tentou fugir, mas logo foi abordado, sendo então conduzido até a sede da 2ª Companhia.

Objetos de furto são recuperados

Irati - No último sábado (07), por volta das 17h, a Polícia Militar (PM) através da viatura Povo Centro, localizou objetos que haviam sido furtados no mês passado. Foram recuperados uma montaria completa, 50 metros de fiação elétrica, três aparelhos de DVD, várias carteiras de couro e 13 cartões bancários de pessoas diferentes. O material foi encontrado na Rua Maria Alves da Luz, no Bairro Lagoa.

Furto em escola é solucionado pela PM

Inácio Martins - Na terça-feira (03) a equipe da Rotam de Irati se deslocou até o município de Inácio Martins, onde com o apoio dos policiais da cidade realizaram uma operação para recuperar um material furtado da Escola Maria de Jesus Turra.

Vários tipos de serviço ocorrem no interior em parceria com a população

Irati - Para atender as necessidades das comunidades rurais quanto à manutenção e melhorias de estradas, a Secretaria Municipal de Viação e Serviços Rurais realizou diversos tipos de trabalho no último mês. Ao todo, foram 22 dias de sol em julho, quando houve limpeza das margens das vias, patrolamento, cascalhamento, aplicação de pedra brita, reforma e construção de pontes, aplainamentos e melhorias no aterro sanitário. Também ocorreram reuniões com moradores de certas comunidades para definição de serviços prioritários.

Ruas do Jardim Virgínia serão pavimentadas

Irati - O Jardim Virgínia receberá pavimentação asfáltica. Com recursos do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura Municipal de Irati, as obras foram autorizadas no mês passado, antes do início do período eleitoral, e terão continuidade nos próximos dias. Receberão asfalto as ruas Verginea Rebesco, Dirlei Sergio Marques Silva, Valmir Ferreira, Projetada E, Urbano Messias, Júlio Silveira e Joares Ruteski. A área total a ser pavimentada é de 7.681,31 m2, sendo que as ruas têm diferentes larguras, que variam entre cinco e sete metros conforme o projeto para a pavimentação. Segundo engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento, estas medidas foram estabelecidas devido à disponibilidade de espaço existente e ao fluxo de veículos.

Extensão de rede permite que água potável chegue a cinco comunidades rurais

Irati - A extensão da rede central de abastecimento de água na zona rural ocorreu recentemente nas comunidades de Itapará, Gover-nador Ribas, Campina de Guami-rim, São Miguel e Caratuva. Através de parceria entre a Sanepar e o Município foram feitos 18,2 km de rede de abastecimento, levando água potável para 212 famílias residentes no interior que até então, dependiam de poços artesianos.

Chasque da invernada artística do CTG Pousada de Tropeiros

Irati - O grupo de danças de Gutierrez e Riozinho vêm a cada dia mais crescendo e estreitando os laços com o tradicionalismo gaúcho, fortalecendo a família do CTG Pousada de Tropeiros. O grupo de danças se reúne três vezes por semana para atividades culturais, sociais e sócio-educativas com os adolescentes e tem o apoio dos pais e da comunidade do bairro Gutierrez, e principal-mente da Diretoria da Invernada Artística, quem vem batalhando para atender as necessidades ao grupo de danças, e que tem como instrutor de danças voluntário, Junior Bueno.

Armazém Solidário será construído para processar e comercializar agroecológicos

Irati - Para processar, distribuir e comercializar alimentos agroecológicos está sendo construído, na Vila São João, o Armazém Solidário. Trata-se de um projeto do Instituto Equipe de Educadores Populares, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Irati e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Companhia de Dança Vohon em Irati, dia 12

Irati - No próximo dia 12 de agosto, virá a Irati a “Vohon Ukrainian Dance Ensemble”, uma Companhia de Dança Canadense, especializada em folclore ucraniano, para única apresentação na cidade.
O espetáculo será às 20h, no Centro de Eventos Italiano, e faz parte da turnê que o grupo agendou para o ano de 2010 na América do Sul. No Paraná, o roteiro de municípios contemplados com os shows foi programado pela Representação Central Ucraniana do Brasil, sediada em Curitiba, tomando por base o histórico étnico de suas colonizações.

Temática indígena é retratada no festival Vídeo Índio Brasil

A mostra de filmes acontece simultaneamente em 112 cidades brasileiras

Irati – Teve início no dia 31 de julho e segue até o dia 07 o festival Vídeo Índio Brasil. Em Irati, os filmes estão sendo exibidos no Cine Irati/Unicentro e no Mini-Auditório do campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) de Irati. O objetivo do festival é fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil.
O organizador do festival em Irati é o professor do Departamento de História da Unicentro, Oséias de Oliveira, ele conta que o Vídeo Índio Brasil é um festival que vem acontecendo desde 2008 em Campo Grande (MS). Esta é a terceira edição, e os organizadores decidiram abrir a mostra para candidatura de cidades e pessoas interessadas em promover o festival. Ao todo 112 cidades de todo o Brasil estão realizando a mostra simultaneamente.

PM pede atenção aos motoristas

Irati – A Polícia Militar orienta os condutores de veículos que redobrem a atenção nos locais onde ocorrem as obras de melhorias em vias públicas, evitando desta forma acidentes, colaborando com os policiais que se encontram nesses locais sinalizando para evitar acidentes.

Ladrões agridem, amarram e trancam homem em um quarto

Irati – Ainda no sábado (31), G.C.R. compareceu na sede da 2ª Companhia e relatou que havia sido agredido, amarrado e trancado em um quarto por dois homens. Segundo informações, por volta das 2h50, dois elementos bateram na porta de sua casa e quando foi abrir, G.C.R. foi agredido com um soco e amarrado.

Motociclista embriagado atropela ciclista

Irati – No sábado (31), o condutor da motocicleta de placa ASR8044 acabou colidindo com uma bicicleta no bairro Engenheiro Gutierrez.

Motocicletas são recolhidas pela PM

Irati – Na noite da quarta-feira (28) a viatura Povo São João efetuou notificação e recolheu ao pátio da 2ª Companhia duas motocicletas. A primeira abordagem foi por volta das 20h30 na Avenida Getulio Vargas, quando foi constatado que o condutor da motocicleta Yamaha, placa ANI2496, não possuía CNH e o veículo estava com débitos na documentação.

Rapaz perde a vida em acidente na PR 153

Irati - Na sexta-feira (30), um grave acidente tirou a vida de Darcisio Bilek, 18 anos. Ele era passageiro do veículo Fiat Fiorino, placas CBM9356, de Imbituva, que era conduzido por Darci Bilek, 48 anos.

Homem é encontrado morto no bairro Nhapindazal

Irati – No último domingo (01) foi encontrado dentro da sede da Associação de Moradores do bairro Nhapindazal, em óbito, Ademir Rodrigues Batista, vulgo Tissão.
Rio Azul - A Polícia Militar (PM) de Rio Azul prendeu na tarde da sexta-feira (30), um jovem suspeito de ter praticado vários furtos no município nas últimas semanas. Segundo informações dos soldados Gaioski e Miguel, que eram responsáveis pelo plantão da Delegacia neste dia, a prisão só foi possível devido à denúncia de uma pessoa que constatou a presença do elemento suspeito na residência de seu vizinho, que estava ausente da residência por estar trabalhando.

Crime em família em Gonçalves Junior

Irati - No início da madrugada deste domingo (01), a viatura Povo São João se deslocou até uma estrada da comunidade de Campina de Gonçalves Junior para atendimento a um caso de homicídio. A vítima, V. M., de 31 anos, foi atingido por cinco tiros de arma de fogo.

PM prende quatro pessoas por tráfico em Prudentópolis

Prudentópolis - Por volta das 22h da segunda-feira (02), policiais militares de Prudentópolis abordaram alguns indivíduos que estavam na Praça do Fórum e encontraram 16 pedras de crack, dentro do bolso de Claudemir Moreira (conhecido como Tatu). Também foram encontrados R$ 900,00 com duas mulheres, Marlene Mokreski e Jenifer Vidal.

Ônibus do concurso Menina Fantástica passa por Irati

Candidatas se inscreveram para a seletiva que acontece no dia 07 em Curitiba

Irati – O sonho de ser modelo ficou mais próximo para as meninas que se inscreveram no concurso Menina Fantástica, produzido pela Agência de Modelos Mega e a Rede Globo. Na última segunda-feira (02) um dos ônibus que compõem a caravana esteve em Irati, no período da tarde em frente ao Clube do Comércio.

Projetos para “mudar o mundo”

A Mostra de Projetos Irati foi organizada pelo Movimento Nós Podemos Paraná

Irati – Na última quinta-feira (29) a Casa da Indústria sediou a Mostra de Projetos Irati. Os trabalhos fazem parte do Movimento Nós Podemos Paraná e se referem aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ao todo foram apresentados 24 projetos que farão parte do 3º Congresso Nós Podemos Paraná que acontecerá de 17 a 19 de agosto, em Curitiba.

Stoklos é o primeiro a responder o questionário do Censo 2010 em Irati

Irati - Em Irati, o Censo 2010 teve início neste dia 02 e o primeiro a ser entrevistado foi prefeito municipal, Sergio Luiz Stoklos, que recebeu os recenseadores em seu gabinete logo no início da manhã. Stoklos respondeu ao questionário que deverá ser aplicado em cerca de cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros até o dia 31 de outubro.

Iratiense vence prova de ciclismo em Santa Catarina

Irati – Abaixo de chuva e muito vento, a ciclista iratiense, Karen Andressa Stroparo, venceu a prova feminina do Primeiro Giro Ciclístico da Enseada (etapa estadual do campeonato de ciclismo catarinense), que foi realizado no dia 18 de julho em São Francisco do Sul, Santa Catarina.
Ao todo dez mulheres disputaram a prova, a ciclista conta que particularmente elas não gostam de correr na chuva por causa dos tombos que ocorrem com mais frequência.

Iraty vence e assume a vice-liderança do Grupo 10

Irati - O Iraty entrou em campo na tarde do domingo (01), no Estádio Emílio Gomes, em busca da sua segunda vitória na Série D do Brasileirão diante do Marcílio Dias (SC). O jogo válido pela terceira rodada da primeira fase era o confronto ideal para a equipe que buscava sua reabilitação, principalmente porque o adversário ocupava a lanterna do grupo.
Mesmo assim, a partida não foi fácil e apesar de sair na frente com um gol aos sete minutos do primeiro tempo, marcado por Bruno, o Azulão voltou a desperdiçar várias oportunidades de gol e acabou vencendo “apenas” por 1 a 0. Resultado que não foi considerado o ideal, pois o time tinha a expectativa de vencer por uma boa diferença de gols, já que o saldo pode ser um critério de desempate importante nesta fase do campeonato.

CRAS da Lagoa ganha sala de informática

Irati - O CRAS da Lagoa entregou oficialmente à comunidade neste dia 27, a sua Sala de Inclusão Digital que, a partir de agora, estará disponível para atender crianças, adolescentes e o Clube de Mães que utiliza aquele espaço. O evento fez parte do programa festivo de 103 anos de Irati. Com seis computadores em estrutura de rede, periféricos, impressora e mobiliário completo, a sala de informática da Lagoa já está apta para receber internet, e foi viabilizada através de saldo financeiro do projeto de inclusão digital que já existe no CAM, com verbas do Ministério da Ciência e Tecnologia. A contrapartida do município é a construção das dependências e instalações adequadas para o funciona-mento dos equipamentos.

Comunicado da Vigilância Sanitária

Irati - O Departamento de Educação e Vigilância Sanitária Municipal, face a vários problemas para abertura de Estabelecimentos de Saúde e necessidade de apresentação de responsáveis técnicos, divulga que para a abertura ou substituição de responsáveis técnicos ou liberação e renovação de Licença Sanitária de acordo com o Código Sanitário Seção 3, da Responsabilidade Técnica, Art.422: Os estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, só podem funcionar com responsável técnico legalmente habilitado ou substituto legal, de acordo com as legislações especificas.

Colégio realiza Olimpíada de Português

Irati – No dia 14 de julho o Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima de Guamirim realizou a Olimpíada de Português. A coordenação foi da professora Maria Marilene Sauruk e a vencedora foi a aluna Karen Giannine Schubalski da 5ª série, com o poema “Moro em Irati”.


Moro em Irati
Moro em Irati
Rio de mel
Cidade do interior,
Um pedacinho do céu.

Onde fica minha casa,
Na rua Nereu Ramos,
Devido ao Presidente antigo do Brasil,
Hoje nome comum que citamos.

Irati, pedacinho do Paraná
Onde as flores nascem mais belas,
E onde canta o sábia.
Sol, vem nascer aqui,
Iluminar muita gente,
Aquecer os corações
De pessoas de muitas nações.

Em Irati gente que veio,
De diferentes países,
Em barcos de imigração,
Gente de diferentes raízes
Fazendo história nos 103 anos
De nossa cidade.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alunos lançam livros produzidos em projeto de extensão

Irati - No início do mês de julho foram lançados os livros produzidos por alunos de uma das turmas de contraturno da Escola Municipal Irmã Helena Olek. Os livros traduzem um dos principais produtos de um trabalho realizado com esses escolares no projeto de extensão Oficinas de leitura e Escrita (OLE) da UNICENTRO, cuja meta é o incentivo às práticas de leitura e escrita. Esses livros ficarão disponíveis na biblioteca da escola para consulta e leitura. Foram preservadas ao máximo as características originais das histórias elaboradas a partir de figuras.

Pequenas propriedades são foco de debate sobre legislação ambiental

Sob a legislação vigente as pequenas propriedades devem seguir as mesmas normas que as médias e grandes

Centro Sul
– Um dos principais focos de discussão acerca do Novo Código Florestal são as pequenas propriedades. Com as mesmas restrições que médias e grandes propriedades, muitos agricultores tem a sua área reduzida devido às normas que a legislação ambiental impõe.

Moradores da Vila Nova pedem implantação de rede de esgoto

Algumas ruas do bairro ainda não têm rede de esgoto e moradores fizeram ligações clandestinas

Irati - Alguns moradores do bairro Vila Nova procuraram o Jornal Hoje Centro Sul para reclamar a respeito da falta de redes de esgoto em algumas ruas do bairro. O mau cheiro e os resíduos que estão sendo jogados na rua por algumas pessoas vêm incomodando a população.

Irati é o maior produtor de cebola do Paraná

No Pinho de Baixo o cultivo de cebola tornou-se a principal atividade econômica dos agricultores

Irati - O cultivo da cebola tem como característica ser uma atividade familiar e geralmente funciona como uma complementação de renda para as famílias. Mas em Irati, especialmente na comunidade de Pinho de Baixo, o cultivo se tornou a principal atividade econômica dos agricultores. O emprego de novas técnicas e o uso de produtos sob orientação especializada possibilita um aumento na qualidade e no rendimento da produção.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Idosos discutem seus direitos em Fernandes Pinheiro

Fernandes Pinheiro - Na última semana, em Fernandes Pinheiro aconteceu a II Conferência Municipal do Idoso. Os direitos dos idosos foram discutidos com a presença de 62 deles e mais 50 pessoas, que fazem parte da administração pública e sociedade civil. O coronel da Polícia Militar do Paraná, Janary Maranhão Bussmann, que também é integrante do Conselho Estadual do Idoso, palestrou e explicou os direitos de quem tem acima de 60 anos.
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito Nei Schuck, da primeira dama, Cleonice Schuck, da secretária do Bem Estar Social, Márcia Dea, do vereador Rosene Pabis e Jeferson.

Encontro de leitura e ensino na Unicentro

Centro Sul - O Departamento de Letras da Unicentro/Irati, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promove nos dias 02, 03 e 04 de agosto o 1º Encontro de Leitura e Ensino. O objetivo do evento é reunir pesquisadores, professores e futuros professores, de diferentes níveis de ensino, diferentes realidades e contextos, no intuito de discutir e propor novas abordagens pedagógicas que possam apontar novos caminhos para a formação e o desenvolvimento de leitores críticos e criativos.

Antiga reivindicação atendida

Mallet - A galeria de águas pluviais construída na rua João Gualberto em Mallet, atendeu a uma antiga reivindicação dos moradores, que sofriam constantemente com as enchentes. Esta reivindicação foi atendida na administração do prefeito Cesar Flenik.
Com um projeto do enge-nheiro Eugênio Musial, a galeria foi construída em uma extensão de 3,8m com uma profundidade aproximada de 5m. Um trabalho em tempo hábil realizado pela construtora Modelar de Natálio Alves & Cia. Ltda. As paredes laterais tem 40cm de largura feitas com pedra-ferro, rece-beu manilhamento, uma armação de ferro e concreto de cimento.